Polícia investiga incêndio em Terreiro de Umbanda de Curitiba

Atendimento no Terreiro Paity-Payrá, no Boa Vista, está suspenso por conta dos danos

O 4º Distrito Policial da Capital investiga um incêndio no Terreiro de Umbanda Paity-Payrá, no Boa Vista, em Curitiba. O local pegou fogo no último sábado (23). De acordo com o pai de santo Eduardo Petry, o incêndio pode ter sido criminoso.

Ao Plural a Polícia Civil informou que abriu inquérito para esclarecer o fato. No entanto, até a manhã desta segunda-feira (25), o pai de santo ainda não havia sido comunicado formalmente da investigação.

O fogo começou por volta das 23h30 e os bombeiros foram acionados por vizinhos. A parte estrutural foi completamente danificada: banheiros, copa e cozinha são as áreas com mais avarias. No momento do incêndio, não havia ninguém no Terreiro.

Leia mais: Macumba em Curitiba: raízes históricas das religiões de matriz africana

O local onde ocorrem as celebrações não foi atingido. “Curiosamente o local onde tem velas não teve fogo. Mas como estamos sem água e luz é possível que só na quarta-feira dê para retomar o atendimento. Ainda estamos vendo o que podemos fazer”, disse o pai de santo.

A suspeita de que o crime tenha sido premeditado surgiu porque um vizinho disse ter visto uma pessoa entrando e saindo do local instantes antes do incêndio. A polícia ainda não ouviu a testemunha.

Leia mais: Zeladores de Terreiro de Umbanda no Abranches aguardam tombamento do local

O imóvel onde funciona o terreiro é alugado e nas mensalidades já está incluído o seguro contra incêndio. No entanto, o temor dos fieis é de que o valor não seja suficiente para sanar o prejuízo.

Por isso os membros do terreiro abriram uma vakinha online para angariar recursos. Por enquanto já foram doados pouco mais de R$ 4,9 mil. Também é possível ajudar por meio do PIX 40.105.891/0001-65.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima