Festa do Cinema Italiano 2022: Confira a lista completa de filmes

De 4 a 10 de agosto, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe em Curitiba uma seleção de 12 filmes inéditos nos cinemas brasileiros – e já não era sem tempo

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 retoma o formato presencial com uma seleção de 12 filmes italianos. Serão oito títulos em pré-estreia nacional e quatro de anos anteriores, mas todos inéditos no Brasil. Em sua nona edição no país, o festival acontecerá em 19 cidades. Em Curitiba, o evento acontecerá entre os dias 4 e 10 de agosto.

Organizado pela Associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil, a Festa do Cinema Italiano 2022 montou uma programação que reúne tanto clássicos quanto filmes de vanguarda do país de Leonardo da Vinci (que, aliás, é tema de um dos filmes do festival).

Festa do Cinema Italiano 2022

Um dos destaques da programação da Festa do Cinema Italiano 2022 é o documentário “Ennio, o Maestro”, obra de Giuseppe Tornatore (de “Cinema Paradiso” e “Mallena”). O filme fala sobre a vida e a obra do maestro Ennio Morricone. Compositor genial, ele foi a mente por trás de mais de 500 trilhas sonoras para o cinema e TV, incluindo clássicos como “Três Homens em Conflito”, “Os Intocáveis” e “Cinema Paradiso”.

Exibido no Festival de Veneza 2021, o documentário apresenta o compositor e maestro por meio de uma longa entrevista conduzida por Tornatore. Além de coletar depoimentos de figuras como Bernardo Bertolucci, Quincy Jones e Clint Eastwood.

Cinema autoral

Outro destaque é o “Guia Romântico para Lugares Perdidos”, de Giorgia Farina. O filme reúne o ator britânico Clive Owen e a atriz e diretora italiana Jasmine Trinca em uma história algo dramática, algo engraçada sobre uma influencer de viagens com agorafobia.

Exibido no 77º Festival de Cinema de Veneza, “Guia Romântico para Lugares Perdidos” é o terceiro filme de Farina. Segundo as críticas, a diretora conseguiu criar uma história simpática sobre autodescoberta e traumas, além de explorar paisagens espetaculares da Itália, da França e da Inglaterra.

Veterano

Há ainda o “Leonora Adeus”, do veterano diretor Paolo Taviani, de 91 anos. Recém-exibido no Festival de Berlim 2022, o filme constrói uma fábula a partir da história real das cinzas do escritor Luigi Pirandello. Morto em 1936, Pirandello nunca quis um funeral pomposo. Em vez disso, pediu que suas cinzas fossem depositadas no vilarejo em que nasceu. O longo trajeto que as cinzas percorrem até o vilarejo é marcado por uma série de acontecimentos surreais.

A seguir, confira os 12 filmes que fazem parte da Festa do Cinema Italiano. A programação do festival com cinemas e horários das sessões estará disponível no site oficial do evento, aqui.

Documentário “Ennio, o Maestro”, sobre o grande compositor de trilhas sonoras Ennio Morricone, tem direção de Giuseppe Tornatore. (Foto: Divulgação)

1. “Ennio, o Maestro”

Documentário, 2021, 150 minutos. Direção de Giuseppe Tornatore. Um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de cinema mais popular e prolífico do século 20. Talvez a figura nessa área mais amada pelo público. Morricone compôs mais de 500 trilhas sonoras, várias delas inesquecíveis.

2. “Mamma Roma”

Drama, 1962, 106 minutos. Direção de Pier Paolo Pasolini. Com Anna Magnani. Uma prostituta de meia-idade que sonha em mudar de classe social para voltar a viver com seu filho adolescente, Ettore. Ela faz de tudo para dar uma vida melhor a ele, mas o jovem não quer saber de estudar nem de trabalhar, e vive na rua com os amigos arruaceiros.

3. “Leonora, Adeus”

Drama, 2022, 90 minutos. Direção de Paolo Taviani. Com Fabrizio Ferracane. Depois de décadas, as cinzas do escritor Luigi Pirandello são, enfim, transferidas para o pequeno vilarejo de seu nascimento, conforme os desejos da família e do artista. No entanto, a transferência dos restos mortais é marcada por inúmeros acontecimentos surreais. Alguns deles baseados nas próprias ficções do autor.

4. “Eu, Leonardo”

Documentário, 2019, 90 minutos. Direção de Jesus Garces Lambert. Com Luca Argentero. Um documentário dramatizado que apresenta o artista, cientista e inventor Leonardo da Vinci (1452–1519), o homem que foi um verdadeiro polímata.

5. “Tintoretto – Um rebelde em Veneza”

Documentário, 2019, 96 minutos. Direção de Giuseppe Domingo Romano. Com Helena Bonham Carter. Um documentário que celebra os 500 anos do nascimento do último grande artista do Renascimento italiano, a mente mais inesperada que a arte da pintura já produziu: Tintoretto (1518–1594). Com narração de Helena Bonham Carter, o filme mostra a rivalidade entre os mais importantes artistas venezianos do século 16 e fala como a peste negra afetou profundamente a cidade e a arte de Veneza.

6. “Freaks Out”

Aventura, 2021, 141 minutos. Direção de Gabriele Mainetti. Com Claudio Santamaria. Roma, 1943: Matilde, Cencio, Fulvio e Mario vivem como irmãos no circo dirigido por Israel. Quando Israel desaparece misteriosamente, talvez em fuga ou talvez capturado pelos nazistas, os quatro são deixados sozinhos na cidade ocupada, mas os seus poderes sobrenaturais vão despertar a atenção de alguém, com um plano que poderá mudar o curso da História.

7. “Il Buco”

Drama, 2021, 93 minutos. Direção de Michelangelo Frammartino. Com Paolo Cossi. Durante o boom econômico da década de 1960, o edifício mais alto da Europa está sendo construído no próspero norte da Itália. Do outro lado do país, jovens espeleólogos exploram a caverna mais profunda da Europa no intocado interior da Calábria. O fundo do Abismo Bifurto, 700 metros abaixo da Terra, é alcançado pela primeira vez. A aventura dos intrusos passa despercebida pelos habitantes de uma pequena aldeia vizinha, mas não pelo velho pastor do planalto de Pollino.

8. “O Rei do Riso”

Comédia, 2021, 133 minutos. Direção de Mario Martone. Com Toni Servillo. O filme conta a história de Eduardo Scarpetta, uma lenda da comédia italiana. Tudo muda na vida do humorista quando ele faz uma paródia de uma tragédia escrita pelo maior poeta italiano da época, Gabriele D’Annunzio. Após a apresentação ser interrompida por vaias e assobios, Scarpetta acaba sendo processado por plágio por D’Annunzio. Essa foi a primeira ação judicial sobre direitos autorais na Itália. Um filme inspirado em fatos.

9. “Laços”

Drama, 2020, 100 minutos. Direção de Daniele Luchetti. Com Alba Rohrwacher. Um acontecimento inesperado desperta lembranças de um casamento marcado por infidelidade e abandono. Já adultos, seus filhos vivem as consequências dessa fase estranha. Baseado no livro “Laços”, de Domenico Starnone (confira a resenha do livro publicada pelo Plural).

Jasmine Trinca e Clive Owen em cena de “Guia Romântico para Lugares Perdidos”, um dos filmes inéditos a ser exibido pela Festa do Cinema Italiano 2022. (Foto: Divulgação)

10. “Guia Romântico para Lugares Perdidos”

Drama, 2020, 106 minutos. Direção de Giorgia Farina. Com Clive Owen e Jasmine Trinca. Allegra é uma blogueira/influencer de viagens que sofre de agorafobia. Ela nunca põe os pés para fora de casa e sofre de ataques de pânico. Benno é um alcoólatra vizinho de Allegra. Os dois não se conhecem, mas um acaso vai conduzi-los numa viagem de autodescoberta por lugares perdidos e outros esquecidos.

11. “Mulheres Rebeldes”

Drama, 2022, 120 minutos. Direção de Francesco Costabile. Com Lina Siciliano. Rosa é uma jovem inquieta e rebelde, que vive com a avó e o tio numa cidade da Calábria, entre montanhas e rios secos. Para Rosa, chegar à idade adulta significa trair a sua família. Quando essa família é a ’Ndrangheta, também conhecida como a Família Montalbano (uma organização mafiosa), cada passo pode ser fatal.

12. “Tempos Super Modernos”

Comédia, 2021, 108 minutos. Direção de Pif. Com Fabio De Luigi. Um gerente promissor introduz em sua empresa um algoritmo para ajudar os funcionários a trabalhar menos e melhor. Porém, o algoritmo decide que o trabalho de Arturo é supérfluo e ele é demitido na hora.

Festa do Cinema Italiano 2022

A programação com os cinemas e os horários das sessões será divulgada no site oficial do evento, aqui.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Festa do Cinema Italiano 2022: Confira a lista completa de filmes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima