Gaeco investiga envolvimento de sete policiais militares em crimes no PR

Operação Mar Vermelho investiga crimes de latrocínio, apropriação de cargas, furto e extorsão

A Operação Mar Vermelho, deflagrada nesta quarta-feira (26) e realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), investiga organização criminosa com possível atuação nos municípios de Londrina, Ibiporã e Bela Vista do Paraíso. Entre os investigados estão sete policiais militares. 

Nesta quarta-feira (26), foram cumpridos 5 mandados de prisão, 28 mandados de busca e apreensão, 7 medidas de afastamento da função pública e 11 medidas de monitoração eletrônica.

As investigações foram iniciadas após uma denúncia relatar o envolvimento de dois policiais militares na morte de um homem que teria sido executado e cremado e cujo corpo foi encontrado na zona rural de Jataizinho em agosto de 2021. 

Gaeco

Durante as investigações, ficou comprovado que a vítima também fazia parte da organização criminosa que estava sendo investigada e que o crime teria sido motivado por desentendimentos financeiros entre os criminosos. Após a execução, integrantes do grupo apropriaram-se de dinheiro e outros bens da vítima, durante e após a execução. 

As apurações revelaram ainda um outro crime de latrocínio (roubos seguido de morte), em que a vítima – um homem que atuava como agiota – teria sido morto em um confronto forjado com uma equipe das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) de Ibiporã. Nesse caso, o objetivo da ação era tomar posse de R$30 mil que estavam com ele. Parte desse valor não foi encontrado pelos policiais, e estava escondido nas roupas íntimas da vítima.

Segundo as diligências, realizadas em conjunto pelo Gaeco e pela Corregedoria-Geral da PM, o grupo criminoso armado praticava ainda crimes de falsidade ideológica mediante a inserção de dados falsos em boletins de ocorrência, apropriação de cargas, furto qualificado e extorsão agravada.

Operação Mar Vermelho

Os policiais militares investigados estão atualmente no 30º BPM de Londrina e atuavam na época na região de Ibiporã. Um deles está frequentando o curso de formação de oficiais da PMPR na Academia Policial Militar do Guatupê.

Os mandados, expedidos pela Vara Criminal de Ibiporã, foram cumpridos nas cidades paranaenses de Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Jandaia do Sul e Alvorada do Sul , e nos municípios catarinenses de Joinville e Balneário Barra do Sul.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima