Frota de táxi de Curitiba caminha para a extinção

Número de outorgas supera a de concessões e sistema acumula redução de licenças

Em cinco anos – de 2017 a 2022 – a frota de táxis de Curitiba perdeu um terço dos veículos cadastrados para o serviço comum. E a queda no número de outorgas continua. De janeiro a maio de 2023, para cada outorga concedida pela URBS, doze são rescindidas ou cassadas. Nessa velocidade, nos próximos 15 anos a cidade pode deixar de ter táxi completamente. E em dez anos a cidade terá apenas o serviço de táxi executivo.

Segundo dados da URBS, a cidade encerrou 2022 com 1900 táxis comuns 199 táxis executivos. Em 2017, a frota tinha 729 carros a mais, quase mil se considerarmos só o táxi comum. Em média, o serviço de táxi da capital perdeu 143 veículos por ano desde 2017.

Uma das razões para a redução no número de taxistas na cidade é a expansão de serviços online como Uber e InDrive. Desde que chegou ao Brasil em 2014, a Uber tem expandido o número de carros cadastrados e cidades atendidas. A empresa não revela quantos motoristas são cadastrados em Curitiba, mas em todo Brasil estão habilitados no aplicativo um milhão de motoristas e entregadores que atendem um público de 30 milhões de clientes.

Um dos atrativos para os usuários do serviço é a tarifa, em média, 30% mais barata que a do táxi comum. Os aplicativos, porém, são mais opacos que serviço público, cuja lista de veículos autorizados é pública.

Confira a lista das outorgas, rescisão de outorgas e canceladas pela URBS em fevereiro, março e abril de 2023:

Atualização em 06 de junho de 2023 – nova lista de outorgas alteradas da URBS para o mês de maio

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44 comentários em “Frota de táxi de Curitiba caminha para a extinção”

  1. eu antigamente não usava taxi, alem de muito caro achava que taxistas não tratavam bem os passageiros…bem, ate hoje não tratam, minha mulher pegou um taxi esses dias atrás, quando foi sair se enroscou no cinto e caiu pro lado de fora do carro, com as pernas enroscadas no cinto, o velho não foi capaz de sair do volante pra ir ajudar ela, teve que um morador de rua ajudar ela se levantar. outra vez a muitos anos, meu irmão pegou um taxi da rodoviária ate a casa dele, ele pagou o motorista e o motorista alegou que ele não tinha pago, mas falou num tom ameaçador. como meu irmão não sabia com quem estava falando, pra não acontecer nada com ele pagou novamente o taxista. então por essa e por outras que não gostava de taxi. já com os aplicativos. comecei a usar muito o serviço de viagens. muitos vão falar porque não compro um carro pra mim pra ver os custos. muitas vezes prefiro deixar meu carro aqui no trabalho e ir até o centro de aplicativo. e olha que não é qualquer carro, só não vou falar qual. sobre os carros dos apps, não me importa se são novos ou velhos, só quero pagar um preço justo, e minha preocupação é ir do ponto A ao B. e vou confessar que sempre fui bem atendido pelos motoristas dos apps. porque eles se preocupam em prestar um bom serviço, ao contrário disso são excluídos da plataforma. coisa que não acontecia com os motoristas da urbs. a urbs é da prefeitura e não tem como falir, já a plataforma quer entregar um bom serviço pra aumentar os usuarios. espero que venham mais plataformas pra deixar o serviço melhor e mais barato. e vamos pra frente, aproveitar as novas tecnologias.

  2. VIlmar o Rabuja

    É Grande reporte Rosiane o app da prefeitura foi retirado na surdina né, é que vc não estava na terra nos dois anos de pandemia né, que era quando tinha sido acabado de ser lançado, bom o que falar de ditos repórteres que pra se promover inventam notícias falsas,vc não é a primeira tbm não vai ser a última a fazer sensacionalismo em cima de pequenas informações ,ai em vez de pesquisar mais a fundo,pegam duas palavras,e transformam em algo sulreal.

  3. Álvaro Kowalski

    Infelizmente o jornalismo brasileiro está se deteriorando em todos os seus sentidos. Mal informados ou má fé mesmo… táxi além dos custos em suas taxas, vistorias, aferição de taxímetro anualmente, fiscalização diária nas ruas, gasto com a caracterização do veículo, tudo para garantir a segurança e transparência no serviço. Valor este que é estipulado pela Urbs que através deste cálculo cobram suas taxas. Quanto aos apps, são uma inovação sim. Porém, não pode ser assim ao Deus dará. Ninguém fiscaliza nada. E quanto ao valor cobrado falem da tarifa dinâmica que em horário de pico ou dias de chuva o valor fica até 6 vezes mais caro. Já no táxi isso não acontece. A maioria dos usuários de app não usavam táxi e nem sabem fazer está comparação, apenas foi noticiado que app é mais barato o que em muitos momentos não é verdade.

  4. A pergunta que não quer se calar: – Quanto foi que os apps de carro clandestino pagaram pela matéria? Matéria essa que só coloca em descrédito a profissão nobre dos taxistas.
    Alguém já se perguntou para onde vão os 25% cobrados pelas plataformas – Uber, 99 – dos escravos em cada corrida realizada?
    Pois bem, esse dinheiro que cobram dos escravos vai para fora do país. Esses 25% vão para os Estados Unidos e China respectivamente. Mistério Público, Receita Federal, Ministério Público do Trabalho e etc , nada fazem a respeito disso. Crimes fiscais ( entre eles, evasão de divisas) são cometidos e ninguém faz nada. Esse é o Brasil, terra de Gerson. A pilantragem aqui fala mais alto. É isso….

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Nivaldo, os dados citados na matéria são da URBS, que gerencia o sistema. Há inclusive no texto a reprodução do extrato de rescisões de outorgas da URBS. Você pode se informar e tomar decisões com base na realidade ou pode ofender a repórter. A escolha é sua. No mais, me acusar sem provas é calúnia ou injúria, ambos crimes previstos em lei e o site captura os dados de todos que comentam aqui. Rosiane

  5. Carlos Roberto Luiz Fernandes

    Roseane quando for falar do serviço público de TÁXI, por favor seja mais coerente com a verdade porque induzir as pessoas com uma falsa informação também não é nada bom.
    Se não sabe da história do serviço de TÁXI vá se informar melhor.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Carlos, os dados citados na matéria são da URBS, que gerencia o sistema. Ou seja, é fato. Não adianta lutar contra a realidade. No mais, me acusar sem provas é calúnia, crime previsto em lei e o site captura os dados de todos que comentam aqui. Rosiane

  6. VIlmar o Rabuja

    Rosiane vai se informar melhor,pq essa sua fonte que lhe passou essas informações está mais furada,do que uma peneira ou ai de duas uma ,ou vc pegou este relatório no site da prefeitura e seu informante desinformado lhe passou informação furada,ou vc apenas pegou estes relatórios e criou uma reportagem mentirosa, furada pois tenho prazer de lhe desmentir aqui mesmo nesta sua página e no YouTube pra todos conhecerem vc ,uma reporte mentirosa, quando vc quiser alguma reportagem verdadeira procura as fotes concretas,e não seja uma contadora, iventando mentiras, como disse o André visite o Instagram dele.

  7. Paulo ítalo Mendes de Sousa

    Fontes: minha imaginação e minha vontade,serviços de app cada vez pior, carros sem condições de trabalho, motoristas ruins.
    Resumindo, unica vantagem é preço e não tudo se resume em preço, depender de mim esses app morrem de fome

  8. Aplicativos são “Transporte de Qualidade”!??????
    O Senhor Lopes só pode está brincando, aqui em São Paulo é um lixo, qualquer um se cadastra com documentos falsos, tem casos até de carro clonado, o táxi é um serviço de excelência em São Paulo, vale cada centavo que pagamos, motoristas e veículos 100% controlados pelo município, transporte seguro.

  9. Está roseane não sabe nada do que tá falando e uma despreparada pará falar do assunto.
    Com certeza é mais uma que tá ganhando grana da uber por fora pra falar o que não sabe.

  10. Sou professora, uso transporte público diariamente, no entanto, lugares afastados, opto por taxi por conta da segurança, são carros identificados e numerados o que aumenta 98% a segurança do usuário. Jamais pego Uber (o barato pode sair caro), os taxistas em Curitiba são corretos com os valores que cobram, muito diferente dos taxistas em Foz do Iguaçu, um bando de picaretas inclusive um que era mulher… uma golpista, taxi deles todos fedidos, velhos, desbotados, bancos rasgados e cobram 5% sobre o valor total para pagamento no débito… um absurdo… a matéria deve falar sobre isso… pedir opinião nossa sobre os serviços de taxi para depois falar na extinção.

  11. Márcia Diefenthaler

    O taxista não faz o preço da tarifa,a URBS faz,não tem qualquer tipo de auxílio ou facilidade,pagam pra operadoras,pagam pra URBS e não existe retorno,não está satisfeito vá trabalhar em outra coisa
    Só quem é taxista sabe oque eles passam com passageiros e governo,eles tem que seguir inúmeras regras,já a mafia do Uber não,e aí tem ignorante querendo comparar preço,compre seu carro,faça manutenção,seguro e carregue quase de graça o povão.
    Fácil falar,difícil trabalhar em paz.

  12. Sem dúvida serviço de táxi sempre foi uma força que só serviu para atender as pessoas de melhor poder aquisitivo.
    O serviço de APP gera a oportunidade igualitária a todas as pessoas que precisam do serviço.
    Serviço de táxi em décadas de 70,80,90,2000 sempre tiveram preços absurdos partindo da incoerência de horário em usar bandeira 2 ou seja a pessoa pagava sem o carro sair do lugar já pagava uma taxa.
    Fim dos táxis e viva os APP.

  13. Pode diminuir o número de táxis na cidade,mas não será extinto.ate porque a quem prefira andar em um transporte legalizado regulamentado.ha pessoas que não se importam em paga cinco ou dez reais a mais por isso.afinal o barato pode sair caro!!

  14. E porque não deve desaparecer?
    Transporte caro. Elitizado.
    Motoristas mal educados. A maioria trabalha de “empregado ” para espertalhões donos de frota.
    Quando se precisa de um táxi, é necessário quase implorar.
    Quem precisa de táxi nestas condições?

  15. André dos reis Cardoso

    Aqui sou André taxista da cidade de São Paulo,vejo claramente que não foi somente a profissão de taxista que caiu a quantidade,mas foram em todos os setores essa queda por conta da pandemia e do home office,a diminuição da população na rua ,as reuniões on line,tudo contribui,a volta do governo federal que gera incerteza e instabilidade no mercado em geral.

  16. Lucimara Trevisan

    Recebi uma multa e pontos na carteira por estacionar à noite na vaga de táxi. Durante o dia é estar. Não havia nenhum táxi no local. Bispo Dom José inteira proibido estacionar?

  17. É a lei da oferta e da procura, mesmo estando quase sendo extintos os valores das corridas com táxi ainda chegam a ser 3 vezes mais caros que aplicativos

  18. Engraçado que ninguém divulga as taxas absurdas que são cobradas dos taxistas, fora o valor alto que investiram para terem a placa e hoje muitos não conseguem nem manter o sustento de suas famílias, lamentável o governo continuar mantendo uma concorrência injusta em relação aos aplicativos. Tanto falam de igualdade social, bem estar da população e nada fazem… porque o governo não devolve o valor do investimento da placa de táxi aos proprietários e então unifica tudo? Bem justo!

  19. A fiscalização dos motoristas de apps em Curitiba e no Brasil todo é uma vergonha, simplesmente não existe, enquanto os taxistas tem que recolher taxas e mais taxas e sofrem fiscalização pelo Poder Público Municipal, os motoristas de apps passam desapercebidos, o serviço é o mesmo, ou seja, transportar alguém de maneira individual de um ponto para outro, os taxistas no entanto tem que tributar e são fiscalizados diuturnamente, enquanto os motoristas de apps não estão sujeitos ao recolhimento de taxas e não há fiscalização para eles, esses andam com veículos caindo aos pedaços, sem catalisador, pois arrancam e vendem no ferro velho, muitos veículos andam com pneus desgastados ao extremo, o barulho na suspensão é de dar medo, enquanto os veículos táxi com mais de 5 anos de uso para obter a licença da URBS tem que fazer inspeção veicular e obter a certificação para rodar pela cidade. A disparidade no tratamento para quem faz o mesmo serviço é enorme, para os usuários, muitas vezes o barato acaba custando caro, caro demais, tem usuário que já pagou com a vida por utilizar esse serviço ilegal e clandestino no Brasil.

  20. Nunca vi tanta besteita deve estar ganhando alguma coisa desses app, olhe antes de fazer essas materiais , sem fundamento nwnhum pra populacao , vao tentar de resolver , a mobilidade urbana , olhe nosso transito como esta isso e culpa desses app , por q o cara mora na regiao metropolitana e vem transitar aqui em curitiba ,e uma falta de respeito com a populacao , vao fiscalizar a saida dos show aonde esses app ( motoristas ) cobram 100 por pessoa pra vim da predeira ate o centro , em fim vao fazer materia descwnte nao essas merdas ai , ahhh e é mais facil os app , acabarem do q os taxista , por q olhe o lixo de carros e tratamento da grande maioria q trabalha com app , trabalham desanimado , por q ganham um merreca , tenho dó deles… por q que quem ganha e a empresas em fim materia sem produtividade para a cidade e a populcaçao

  21. Reportagem desnecessária. Deixem o serviço de táxi em paz, gente. Não sei porque a insistência em denegrir o serviço de táxi. As vezes chego a pensar em troca de favores… Ou como dizia um amigo meu de uma certa rádio… Quem editava as asneiras de horóscopo era oque mais tinha mais falta no mês. Rsrs

  22. ” querem andar de graça ¹
    Destruíram os ônibus com seus preços 5, 00 e só reparar nos pneus rodam com carros amassados sem combustível e brincadeiras, motoristas trabalhando 12 horas por dia escravos

  23. Eu, usuário, já fiquei na mão na época pré Uber quando precisei de táxi as 3 da manhã e não aceitavam dinheiro. Eu me sinto mais seguro num Uber do q num táxi fedendo cigarro e motorista anda com cotovelo pra fora e por se achar conhecedor do trânsito profissional anda bem doido. A verdade é q dez anos atrás Curitiba tinha trânsito cheio de táxi e hj raramente vejo um

  24. Wilhelmus Toldo Schreurs

    O táxi é o único transporte individual fiscalizado e legalizado 👍👏👏🚖☺️🙌
    Não vejo a extinção🧡🚖🧡🚖
    Vejo os guerreiros taxistas lutando contra tudo e todos 👏👏👏
    A corrupção tomou contas dos app , que estão acabando com os ônibus e a segurança nos carros de apps e mandando fortunas para outro país
    😡😞
    Por favor
    Seja mais real e leal com as notícias
    Táxi longa vida 🙏🙏
    Apps pirataria

  25. Fernando Farias Dos Santos

    as outorgas foram vendidas aos taxistas por 17.500 km, por 35 anos, renováveis por mais 15 anos, pela tarifa atual cada outorga,ou seja cada táxi paga 57.750,00 , agora multiplique pelo número de carros, nada mal né,as vagas nos pontos de táxi não são de graça, e os carros de apps pagam quanto mesmo…?????? melhor reverem alguns conceitos.

  26. Os aplicativos estão crescendo porque o poder judiciário r corrupto e aceita propina pra deixar eles trabalharem sem regulamentação, porque o taxi é regulamentado e os aplicativos trabalha qualquer motorista sem nenhum preparo.

  27. MATERIA PATROCINADA PELA UBER, COM CERTEZA, EXISTIU ALGO CHAMADO PANDEMIA DE COVID 19, DEVIDOCA ISTO AS 147 CONCESSOES DEVOLViDAS, MAIORIA POR MORTE E APOSENTADORIA PROCURE SE INFORMAR E NÃO ATRAPALHAR O SERVICO DE TAXI.

  28. VIlmar o Rabuja

    Pra quem fala sem saber , não é o taxista que faz a tarifa do taxi é o Rafael Greca junto com a cúpula da urbs que pra cobrar ,a outorga, taxa administrativa, vistoria veicular, aferição de taxímetro, enquanto os queridinhos,andam drogados,mal vestidos ,que quando surgiu prometeu motorista de terno, agora é sem camisa como um vídeo que rolou recentemente,ou aquele que atropelou propositalmente o usuário lá em santa felicidade,ou aquele do RJ que sentou no câmbio do carro pelado, completamente drogado,vc não vai falar deles,ou aqueles 5 motorista que usavam dois carros brancos um HB20 e um Voyage,em SP fazendo sequestro de mulheres que estavam sozinhas vc não sabe então se informe melhor antes de comprar taxi com apps do coisa ruim.

  29. Chega ser uma piada essa “reportagem” extinta está as verdadeiras reportagens com fatos verídicos e imparciais … Pior que não esse veículo de desinformação não tem representatividade nenhuma no cenário informativo e para tentar lacrar, faz essa perda de tempo, coloquem palavras cruzadas que é melhor.

  30. Parabéns a matéria tendenciosa do Jornal, o Serviço de Táxi em Curitiba que é uma Referência no Brasil, o que está em extinção é a Fiscalização dos Aplicativos, aonde a lei 13.640/18 não é respeitada pela prefeitura de Curitiba, e também não se respeita o Decreto 1103 sobre a Fiscalização dos Aplicativos na cidade, o que está extinto e a segurança da população, e o descontrole da frota na cidade mais de 30 mil veículos sendo praticado clandestinamente o serviço, a senhora fala do Indraiver que não está Regularizado fiscalizado na cidade, aonde o motorista com tornozelo eletrônico, leva e trás a família Curitiba. O que está extinto é a Fiscalização no grandes eventos da cidade, que não tem Polícia militar, Setran, Guarda Municipal, para inibir os Piratas, que cobram os horrores da População. Entre lá no Instagram André Charão, meu ZAP 41984400836

  31. Sérgio Henrique Lopes de Morais

    Concordo com o Sérgio, nunca vai acabar. Nossos passageiros são nossos passageiros, fidelizados. Esses que pegam aplicativo nunca pegaram táxi, são passageiros de ônibus. Essas autorgas que são devolvidas, são senhores aposentados, são pessoas que morreram, apenas isso. E um grande erro na reportagem, a Urbs não entrega nenhuma autorga desde 2017. Procurem se informar no que realmente está acontecendo.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Caro Sérgio, a matéria foi atualizada com o extrato de outorgas canceladas, concedidas e rescindidas em fevereiro, março e abril de 2023. São dados públicos oficiais. Rosiane

  32. É óbvio que existem dois pesos e duas medidas quando se trata de taxi e APP. Táxi é obrigatório duas vistorias ao ano, e pra isso se paga uma taxa chamada “taxa gerencial”. E quantas vistorias o carro de APP faz durante o ano? Taxista precisa apresentar três certidões criminais pra entrar no serviço. E o motorista de APP apresenta o que? Como você diz, taxi é 30% mais caro??? É o mínimo que se paga pela qualidade do serviço.

  33. Táxi é serviço de elites. Sempre cobraram um absurdo e ainda cobram. Sempre exploraram os consumidores. Verdadeira máfia do transporte. Viva os aplicativos de mobilidade que democratizaram o acesso ao transporte de qualidade a preço acessível. Menos táxis e mais apps.

  34. Vcs sabiam que o taxi nao tem ajuda de nimguem! O proprio taxista paga um monte de taixa ! Porque vcs nao fazem uma materia com o presidente do sindicato dos taxisra?

  35. Sérgio Luis Reway Junior

    Oque está em extinção são reportagens imparciais … Os aplicativos estão tirando muito mais passageiros dos ônibus do que propriamente do táxi .. Faça uma reportagem sobre isso , que o transporte coletivo nem se sustenta mais e que o Governo vive dando subsidios para as empresas … Te garanto que o táxi não vai acabar

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Sergio, escrevemos muito sobre o transporte coletivo. Recomendo que vc navegue pelo jornal e confira nossa cobertura. Agora, não dá pra tapar o sol com a peneira nem matar o mensageiro. Fatos são fatos. Rosiane

  36. Gil Xavier Buzato

    Tem que reduzir as vagas exclusivas para táxi nas ruas de Curitiba. Não tem sentido continuar na mesma quantidade de 2017

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