URBS cancela 25 outorgas e número de táxis volta a encolher em Curitiba

Desde 2017 a cidade perdeu 764 táxis . Em média, são 132 veículos a menos por ano

Curitiba começou 2024 com o cancelamento de 25 outorgas de táxi, das quais três foram cassadas. Isso reduz o total de veículos autorizados a circular na cidade em 2140, a menor frota dos últimos oito anos. Desde 2017, a cidade perdeu 764 outorgas de táxi. Dos cinco tipos de táxi permitidos na cidade, a única categoria que ganhou unidades no período foi a de táxi executivo, cujo total foi de 59 para 213.

Apesar da redução no número de veículos, a cidade mantém todos os 175 abrigos em vagas do serviço. Desde 2017 são canceladas uma média de 132 outorgas por ano. Se mantida a média, Curitiba pode encerrar 2024 próxima de ter menos de dois mil táxis autorizados.

A redução no número de outorgas coincide com o aumento da popularidade de serviços como Uber e InDrive, que mantém quase quatro vezes mais motoristas que o serviço de táxi em Curitiba. Dados do IPEA indicam que no Brasil há quase um milhão de motoristas de aplicativos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima