Fórum sobre lixo vai debater práticas de manejo de resíduos sólidos no litoral

Encontro vai tratar de saídas para um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios brasileiros

Em Pontal do Paraná, a média mensal de resíduos sólidos urbanos recolhidos é de 1,3 mil tonelada, conforme dados de 2021, fora o que é recolhido pela associação responsável pela coleta seletiva. Em Guaratuba, de acordo com a prefeitura, são recolhidos mensalmente 720 toneladas de lixo, dos quais 26,9 são recicladas.

Para debater essa questão, acontece na próxima quinta-feira (23) 1º Fórum Litoral Lixo Zero, em Pontal do Paraná. A participação é gratuita e o evento será transmitido online. Os debates começam às 13h30, no Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pontal do Paraná.

O evento é coorganizado pela UFPR e Instituto Lixo Zero, e contará com a participação do deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Os organizadores reuniram empresas e ONGs que têm atuações assertivas no manejo de sólidos e pretendem replicá-las pelos municípios do litoral: as prefeituras de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba devem enviar representante para acompanhar a agenda.

“É importante apontar que existem diferenças entre os grandes e pequenos geradores de resíduos. Os grandes (empresas maiores, indústrias) são responsáveis pela destinação de tudo o que produzem. Já no caso dos pequenos geradores é a prefeitura quem destina”, explicou o professor Fernando Armani, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPR.

Programação

O fórum contará com palestras, painéis e apresentação de casos oportunizando assim o intercâmbio de conhecimentos e experiências, com responsabilidade e eficiência.

Confira a programação completa:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima