21 jun 2022 - 16h45

Fórum sobre lixo vai debater práticas de manejo de resíduos sólidos no litoral

Encontro vai tratar de saídas para um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios brasileiros

Em Pontal do Paraná, a média mensal de resíduos sólidos urbanos recolhidos é de 1,3 mil tonelada, conforme dados de 2021, fora o que é recolhido pela associação responsável pela coleta seletiva. Em Guaratuba, de acordo com a prefeitura, são recolhidos mensalmente 720 toneladas de lixo, dos quais 26,9 são recicladas.

Para debater essa questão, acontece na próxima quinta-feira (23) 1º Fórum Litoral Lixo Zero, em Pontal do Paraná. A participação é gratuita e o evento será transmitido online. Os debates começam às 13h30, no Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pontal do Paraná.

O evento é coorganizado pela UFPR e Instituto Lixo Zero, e contará com a participação do deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Os organizadores reuniram empresas e ONGs que têm atuações assertivas no manejo de sólidos e pretendem replicá-las pelos municípios do litoral: as prefeituras de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba devem enviar representante para acompanhar a agenda.

“É importante apontar que existem diferenças entre os grandes e pequenos geradores de resíduos. Os grandes (empresas maiores, indústrias) são responsáveis pela destinação de tudo o que produzem. Já no caso dos pequenos geradores é a prefeitura quem destina”, explicou o professor Fernando Armani, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPR.

Programação

O fórum contará com palestras, painéis e apresentação de casos oportunizando assim o intercâmbio de conhecimentos e experiências, com responsabilidade e eficiência.

Confira a programação completa:

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds