Duas crianças morrem de dengue no Paraná | Jornal Plural
14 maio 2020 - 0h08

Duas crianças morrem de dengue no Paraná

Estado teve mais oito óbitos e 10,2 mil novos casos da doença na última semana

Os registros positivos de pessoas infectadas pelo vírus da dengue no Paraná estão em 372 dos 399 municípios do Estado. Em situação de epidemia, são 228 cidades. O número total de contaminados pela doença é de 167,7 mil. Destes, 132 vieram a óbito; dez apenas na última semana. Entre os mortos estão duas crianças.

Em Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná, um menino de 8 anos, sem nenhum comorbidade, não resistiu à doença. A outra morte infantil foi registrada em Maringá, no Noroeste, onde um garoto de apenas 4 anos, com sequelas neurológicas, também foi à óbito.

Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e contabilizados desde 28 de julho de 2019. O último boletim foi divulgado nesta terça-feira (12). Segundo o balanço, entre 2 a 12 de maio, foram 10,2 mil novos casos de dengue confirmados.

Dos dez mortos na última semana, cinco não apresentavam nenhuma comorbidade associada. São eles: a criança de 8 anos, de Assis Chateaubriand; um jovem de 21 anos, de Cascavel; um homem de 53 anos, de Foz do Iguaçu; uma mulher de 58 anos, em Paranavaí; e um idoso de 91 anos, em Douradina, no Noroeste do Paraná, a região mais afetada pela epidemia de dengue no Estado.

“Alertamos a população para ações de combate à doença com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, pois os principais focos de transmissão estão nos domicílios e precisamos da participação de todos neste controle”, alerta o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. 

Curitiba e Litoral

Em Curitiba, desde julho de 2019, foram registrados 1.270 casos suspeitos de dengue, sendo 203 positivos para o vírus. Outros 198 casos continuam em investigação. Nenhuma morte pela doença foi registrada na Capital e em nenhuma das outras 35 cidades que compõem a 2º Regional de Saúde, junto com Curitiba.

Na Região Metropolitana, a cidade com mais casos é São José dos Pinhais, com 28 confirmados. Logo depois vêm Pinhais e Almirante Tamandaré, com 9 casos cada; Piraquara, com 8; e Araucária e Colombo, ambas com 6 infectados.

No Litoral, as cidades estão em alerta. Em Paranaguá, são 679 pessoas contaminadas; em Matinhos são 36; em Pontal do Sul, 28; em Guaratuba, 24; em Morretes são 2; e em Antonina, uma.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias