Curitiba terá ato contra violência policial e racismo nesta quinta

Evento será às 18h, na praça Santos Andrade, em dia que lembra a morte do advogado abolicionista Luís Gama

Nesta quinta-feira (24), integrantes do Movimento Negro de Curitiba realizam protesto contra a violência policial e o racismo na praça Santos Andrade, às 18h.

A mobilização é nacional e ocorre também em outras capitais do país. A data faz alusão à morte do advogado Luís Gama (1830–1882), abolicionista negro e um dos intelectuais mais importantes da história do Brasil.

Violência policial

Casos de violência policial marcaram o noticiário recentemente: no Guarujá e na Bahia ações das Polícia Militar deixaram várias pessoas negras mortas. Também na Bahia, a Iyalorixá Maria Bernadete Pacífico foi assassinada na última semana. Ela era ativista e buscava a titulação de território quilombola.

Leia também: Deputado da bancada de bala chama Renato Freitas de “bosta” e passa impune

No Paraná, policiais militares agrediram um homem em situação de rua em Pitanga. A corregedoria da PM “está investigando” a conduta dos agentes – entre os quais há recém-contratados – e o Ministério Público foi acionado.

A previsão é de que o ato antirracista em Curitiba termine por volta das 21h.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima