Policiais militares agridem homem em situação de rua em Pitanga

Agressão ocorreu no estacionamento de um supermercado; Ministério Público e PM investigam o caso

Um homem que vive em situação de rua foi agredido fisicamente por policiais militares no município de Pitanga, na região central do Paraná, na última sexta-feira (18). A agressão foi filmada e o vídeo circula nas redes sociais desde segunda (21).

A vítima, identificada como Derinaldo Carraro dos Santos, estava no estacionamento de um supermercado da cidade quando três policiais – dois homens e uma mulher – chegaram e o agrediram. Depois de levar um tapa no rosto que o derruba no chão, Derinaldo é arrastado por dois dos policiais para fora da rua que dá acesso ao estabelecimento.

A ONG Mãos Invisíveis, que está acompanhando o caso, informou ao Plural que o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua (Ciamp Rua-PR), instituído em 2015 no âmbito da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), solicitou com urgência uma reunião com o comando da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

A reportagem tenta contato com o advogado que está fazendo a defesa de Derinaldo. O texto será atualizado assim que houver novas informações.

Leia também: Cliente é “confundido” com pessoa em situação de rua em restaurante de Curitiba

Investigação

O Ministério Público do Paraná (MPPR) abriu um Procedimento Investigatório Criminal (nº MPPR-0112.23.000335-5) pelas 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Pitanga, com atuação nas áreas de controle externo da atividade policial e de direitos humanos.

O órgão informou ao Plural que buscará imagens do fato, além de outras provas, e ouvirá testemunhas, bem como os policiais envolvidos. Após a conclusão do procedimento investigatório, o caso será remetido à Vara da Auditoria Militar.

Segundo o MPPR, a Corregedoria da Polícia Militar já foi comunicada sobre a abertura do procedimento.

Ao Plural, a PMPR informou que irá instaurar um procedimento apuratório para levantar todas as circunstâncias que envolvem a ocorrência.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima