Curitiba registra mais dois óbitos e 15 novos casos de Covid-19

Secretaria Municipal também divulgou distribuição dos casos por regionais de saúde

Nesta quarta-feira (13/5), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 15 novos casos de Covid-19 na cidade, e mais dois óbitos. As vítimas foram uma criança de cinco anos, e um senhor de 80 anos. Ambos apresentavam problemas neurológicos e faleceram ontem (12/5) depois de alguns dias de internamento. Agora, a cidade soma 31 óbitos, 774 confirmações, 1.638 casos descartados, 259 suspeitos e 561 recuperados.

Dos 218 pacientes que precisaram de internamento, 68 ainda estão sob cuidados hospitalares: 34 em UTI e oito fazendo uso de respiradores. Outros 243 pacientes com quadro respiratório estão internados, sob suspeita de infecção pelo novo coronavírus: 109 em UTI, fazendo uso dos leitos exclusivos para Covid-19, e 134 em leitos clínicos. De acordo com a Secretaria, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 está em 41%.

O órgão também divulgou informações sobre a distribuição dos casos pelas regionais de saúda da cidade. “O vírus é democrático, não tem barreiras”, alertou a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, ao alegar que todos os 75 bairros de Curitiba registram casos de infecção pelo novo coronavírus.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

O maior número de casos aparece na regional Matriz (189), seguida por Santa Felicidade (100). Segundo a secretária, o vírus chegou à cidade nessas duas regionais. O número baixo ed casos no Tatuquara (9), no entanto, não significa que a região esteja mais segura ou imune ao vírus. “Não há um local onde a gente possa baixar a guarda”, salientou a médica infectologista Marion Burger.

No Paraná

O estado registrou nas últimas 24 horas seu segundo maior pico de confirmações: foram 91 novos casos da doença, e quatro óbitos. O número é próximo ao primeiro e maior salto das notificações, que aconteceu em 4 de abril: com 94 confirmações. Ao todo, o Paraná congrega 1.996 casos dos 177.589 confirmados em todo o país, e 117 dos 12.400 registrados no Brasil.

Até terça-feira (12), o Paraná era o 19º estado com o maior número de notificações no país. Apesar da colocação mais abaixo em número de confirmações, quando olhamos para as mortes em decorrência da Covid-19 o Paraná tem o 12º maior registro.

Há 167 pacientes internados em todo o Paraná: 89 em leitos de enfermaria, e 78 em UTI. Há registro de óbitos pela doença em 45 cidades do Paraná. Dos 399 municípios do Estado, 161 têm ao menos uma pessoa contaminada com o Sars-CoV-2.

As novas confirmações são de Agudos do Sul (1), Almirante Tamandaré (1), Alto Paraná  (1), Araruna (1), Araucária (2), Assis Chateaubriand (6), Cambé (1), Campina Grande do Sul (1), Campo Largo (2), Campo Mourão (2), Cascavel (6), Cianorte (1), Colombo (2), Curitiba (14), Fazenda Rio Grande (2), Foz do Iguaçu (3), Guaratuba (1), Londrina (2), Maringá (12), Medianeira (4), Mirador (1), Paranaguá (2), Paranavaí (1), Pinhais (4), Planaltina do Paraná (1), Quatro Barras (1), Quitandinha (1), Rebouças (1), Santo Antônio da Platina (1), São José dos Pinhais (7), São Miguel do Iguaçu (2), Sarandi (2), Tamboara (1) e Umuarama (1).

Pacientes que moram em outros estados e que tiveram o diagnóstico no Paraná são 27. Três novas confirmações foram contabilizadas nesta terça-feira (13) ao monitoramento da Secretaria da Saúde. São dois moradores de São Paulo e um de São Marcos, no Rio Grande do Sul. Três pessoas residentes de outros locais morreram em decorrência da Covid-19.

Um caso confirmado em 11 de maio como residente em Ponta Grossa foi excluído por duplicidade de notificação.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima