Curitiba recua e retoma isolamento de casos de Covid-19 por 10 dias

Capital havia adotado isolamento de 7 dias dois dias antes do início da última bandeira vermelha na cidade

Um mês depois de reduzir o tempo de isolamento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba recuou e retomou a recomendação de dez dias. O uso de 7 dias de isolamento foi determinado em 27 de maio, dois dias antes do início da última bandeira vermelha na cidade. E não é referendado por nenhum órgão de saúde brasileiro nem a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Profissionais de saúde do SUS na capital ouvidos pelo Plural criticaram a redução do prazo de isolamento (o Plural não divulga nomes de profissionais do serviço público de saúde porque em pelo menos um caso uma fonte da reportagem foi submetida a processo administrativo por divulgar informações sobre o atendimento em unidades de saúde).

Agora a SMS voltou atrás e retomou o prazo de 10 dias de isolamento para casos confirmados e suspeitos, mesmo que com PCR negativo, se o exame foi realizado antes de 5 dias do contato com caso índice ou houver febre ou outro sintoma. Neste último caso a Secretaria recomenda que o isolamento seja prolongado.

A nova orientação consta em documento técnico publicado em 24 de junho de 2021 pela SMS.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima