Podcast Os Gastronautas: Fechamento das fronteiras impulsiona contrabando de vinho no Brasil

Já está disponível o primeiro episódio do podcast de gastronomia do jornal Plural. Ouça!

Já está no ar o primeiro episódio d’Os Gastronautas, o podcast de gastronomia do Plural. O jornalista Andrea Torrente e o empresário Raphael Zanette, do Grupo Vino!, conversam com o delegado da Receita Federal, Mark Tollemache, especialista no combate ao contrabando de bebidas alcoólicas.

Esse crime, um dos principais do setor da gastronomia, está em franco crescimento desde o estouro da pandemia. Dados mostram que o fechamento das fronteiras – decretado como medida sanitária para combater a difusão do coronavirus – impulsiona a entrada ilegal de vinhos e espumante no Brasil.

Em 2021, a Receita Federal já aprendeu cerca de 16 milhões de garrafas, quase o mesmo volume sequestrado em todo o ano passado, que foi de 18 milhões. Já, em 2019, a quantidade foi bem menor: 6 milhões de garrafas. Além das fronteiras fechadas, a desvalorização do peso argentino e a alta de de dólar e euro são fatores apontados pelo aumento do crime de descaminho do vinho.

Para entender a saga da entrada das bebidas alcoólicas no Brasil, coloque o fone de ouvido, aperte o cinto e embarque nessa viagem com Os Gastronautas.

Ouça no Speaker, Spotify e Google Podcasts ou dê play abaixo!

Listen to “Que ressaca! A saga do vinho contrabandeado no Brasil” on Spreaker.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima