Apesar da queda no número de taxistas em Curitiba devido à chegada dos aplicativos de transporte como Uber e InDrive, a cidade ainda conta com 2.066 vagas demarcadas para estacionamento exclusivo de táxis. A redistribuição dos locais é discutida no âmbito da Câmara Municipal pelo menos desde setembro do ano passado.
Segundo dados da Urbs (Urbanização de Curitiba) de 2022, são 2.225 veículos registrados como taxistas em Curitiba. O número vem diminuindo ano a ano, sendo que em 2017 eram 2.954 táxis. O Plural já mostrou anteriormente que em, cinco anos – de 2017 a 2022 –, a frota de táxis da capital perdeu um terço dos veículos cadastrados para o serviço comum.
No total, Curitiba tem 373 pontos que abrigam as vagas para estacionamento de táxis distribuídos pelos bairros. Esses pontos, segundo a Urbs, podem ser semiprivativos, livres, executivos e especiais.
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Curitiba
Ao Plural, a Urbs informou que “a maioria das vagas são livres” e afirmou que tem a “prerrogativa de fixar, dimensionar ou desativar locais de estacionamento de veículos de acordo com o interesse público e/ou o entendimento da área técnica, com base em levantamentos realizados”.
A empresa ainda disse que uma licitação pública para preencher novos cargos de taxistas está “prevista para ocorrer em oportunidade futura”.
O Plural procurou o Sindicato dos Taxistas do Paraná (Sinditaxi-PR) em 26 de junho, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
Na Câmara
A discussão sobre a necessidade de redistribuição das vagas exclusivas para taxistas na cidade chegou à Câmara Municipal em fevereiro deste ano.
Por iniciativa do vereador Professor Euler (MDB), a Casa aprovou um estudo (aqui) para determinar o número de veículos que usam o local, o período médio de uso dos veículos, e os horários de maior e menor movimentação. Conforme a proposta, a partir dos dados levantados, será possível tomar decisões sobre a melhor forma de gerenciar e, se necessário, readequar as vagas de estacionamento exclusivo de táxis.
“Não se trata de reduzir as vagas exclusivas, mas de se fazer um estudo para a adequação do número delas, para ampliar onde precisa e tirar as que estão ociosas”, justificou o parlamentar, à época.
Em setembro do ano passado, a Câmara encaminhou uma sugestão para que a Urbs autorizasse os aplicativos de carona compartilhada em atividade na cidade a usarem as vagas de táxi.
A ideia era que os motoristas desses aplicativos pudessem também utilizar as vagas de embarque e desembarque, que hoje são usadas somente pelos taxistas, para buscar ou deixar os passageiros (aqui). O objetivo é atender cerca de 15 mil profissionais que trabalham com os aplicativos, conforme números divulgados pela prefeitura de Curitiba em 2021.