Lançado com pompa e circunstância em 2019, o aplicativo de táxi URBS Táxi Curitiba, que deveria modernizar a atuação da frota de táxi da cidade, foi silenciosamente tirado do ar depois de fracassar em atrair usuários. Segundo dados da plataforma Google Play, que publica aplicativos para celulares com o Sistema Operacional Android, desde que foi lançado o app registrou cerca de 5 mil instalações de clientes e cerca de mil de motoristas, muito abaixo dos mais de 3 mil motoristas que a prefeitura de Curitiba previa atrair.
Em anúncio que incluiu outras medidas, como o parcelamento da outorga em dez vezes e a isenção de taxa de outorga para táxis elétricos, Greca apresentou o app como a resposta definitiva ao desafio que o setor enfrentava frente aos aplicativos. “Hoje cumprimos o prometido e levamos a modernidade para o setor, para que os motoristas entrem em condição de igualdade na era da economia disruptiva dos aplicativos”, afirmou Greca em comunicado no site da prefeitura.
A meta, anunciada na ocasião, era cadastrar 3,8 mil motoristas de táxi da cidade e ofertar descontos de 40% sobre a tarifa. “Trata-se de mais uma opção para o passageiro, que poderá ter à disposição uma nova alternativa. Os taxistas, por sua vez, ganharão competitividade no mercado, com opções de descontos que devem garantir um volume maior de corridas. A Urbs poderá gerenciar esse serviço, orientando para os taxistas, por exemplo, para locais de maior demanda, como shows e eventos”, disse na ocasião o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
O aplicativo foi desenvolvido pela Infosist Sistemas de Informação, que venceu um edital aberto pela URBS em 2018. Se tivesse funcionado, a empresa seria remunerada com 1,89% das operações realizadas pelo app. A previsão de receita para a Infosist, prevista em contrato, era de R$ 27 milhões nos 60 meses de vigência do acordo.
Três anos depois, o app desapareceu da loja de aplicativos da Apple e está sem atualização desde 2020 na Google Play, onde tem avaliação dos usuários nota 2 de uma escala que vai de 0 a 5. O aplicativo para taxistas tem nota um pouco melhor: 3,3, mas uma série de reclamações de usuários sobre a usabilidade e os recursos.
O fim do app, ao contrário do lançamento, não foi anunciado nos sites da prefeitura.
Não existiu vontade política, de que funcionasse o aplicativo de táxi, pois não houve uma divulgação forte na mídia, este é o motivo pela qual o aplicativo não funcionou!
Kk normal de serviço público… Se fosse privado garanto q estaria funcionando….
Capital mais moderna do Brasil, mas não tem impulso para criar um aplicativo de transporte próprio como o de SP, acabando assim com as altas taxas de uber 99 e indrive
Não existe o interesse nem político e nem da URBS PELO SUCESSO DO SISTEMA pois o UBER está muito mais envolvido com os políticos de Curitiba..
Como.çose uma repórter tão tendenciosa e desinformada, pública matérias, desqualificando toda uma categoria, categoria essa que provavelmente a servia até que aparecesse a outra modalidade de transporte, .
Esse transporte por veículos particulares veio para salvar as pessoas que não tinham condições financeiras de pagar um táxi.