Apesar de fusão Clinipam/GNDI se mantém atrás da Unimed em Curitiba

Fusão da Hapvida com o Grupo Notredame criou maior operadora de planos de saúde, com sete milhões de clientes. Mas em Curitiba a liderança do mercado continua com a Unimed

Depois de ser vendida para o Grupo Notredame Intermédica, a Clinipam passa por uma nova mudança: a fusão da Notredame com a Hapvida. A operação, anunciada em novembro de 2022 e concluída em fevereiro de 2023, criou a maior operadora de planos de saúde do Brasil. A liderança, porém, não se repete no mercado curitibano, onde a Unimed permanece com o maior número de clientes.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em todo o Brasil o grupo Hapvida/GNDI tem 7 milhões de clientes, o dobro da segunda maior, a Bradesco Saúde, que tem 3,4 milhões de clientes. No mercado curitibano a união soma 143 mil clientes, menos da metade da Unimed, com 343 mil clientes.

A nova empresa herdou em Curitiba principalmente os 134 mil clientes da Clinipam, 6,6 mil da Notre Dame e 2,4 mil da Hapvida. E oferta 27 planos em valores que vão de R$ 273,68 a R$ 1.358,77. A fusão, porém, não aumentou significativamente a rede de atendimento na cidade, mantendo os Hospitais Ônix e os centros médicos próprios como principais hubs de prestação de serviços.

O hospital Angelina Caron deixou a rede e os Hospitais Menino Deus e Pequeno Príncipe deixam de realizar atendimento de urgência e emergência infantil para a operadora a partir de 1o. de julho. Os atendimentos do gênero serão concentrados no Centro Clínico Mercês.

Os dados da ANS também mostram que o número de pessoas com planos de saúde privados em Curitiba se mantém estável desde 2017. São 989 mil clientes de operadoras na cidade. No período, a Unimed foi a que mais ganhou clientes: um aumento de 23,5 mil beneficiários desde 2017. Já a Amil perdeu 51 mil clientes no mesmo período. O grupo Hapvida/Notre Dame, que é dono da Clinipam, perdeu 30 mil clientes desde 2020.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Apesar de fusão Clinipam/GNDI se mantém atrás da Unimed em Curitiba”

  1. Eu adorava a Clinipam
    Agora estou pesquisando para trocar de plano.

    Dia 02/06 tive teleconsulta e até o hj nada da receita para comprar remédio.
    Tive que ir no SUS para conseguir a receita e comprar os remédios para minha filha.

    Ao ligar para reclamar fica na espera e desligam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima