Com nível dos reservatórios em 84%, risco de novo racionamento de água em Curitiba fica distante

Dos 346 municípios paranaenses atendidos pela Sanepar, apenas Colombo mantém o racionamento

Apesar de fevereiro ter chovido menos que o esperado em Curitiba, a capital não corre risco de um novo racionamento de água. De acordo com a última atualização da Sanepar, na manhã desta quinta-feira (3), o nível geral nos reservatórios que compõem o Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (Saic) é de 84,81%, longe de uma situação de crise hídrica. 

Em entrevista coletiva realizada no dia 19 de janeiro, no Palácio Iguaçu, a Sanepar garantiu que não existe risco de rodízio para este ano nas cidades abastecidas pelas barragens do Saic. No entanto, as variáveis para implantação do racionamento são os níveis de chuvas, de consumo e temperatura, fatores que não são controlados pela empresa.

Conforme a companhia, três das quatro barragens que formam o Saic atingiram mais de 80% da capacidade. As barragens Iraí, Piraquara 1 e Piraquara 2 registram, respectivamente, 95,27%; 89,06% e 100,00% de reserva de água. A única que está abaixo dos 80% é a barragem de Passaúna, que apresenta 62,17% da sua capacidade total.

Dos 346 municípios atendidos pela empresa, apenas Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), mantém o rodízio de água até o próximo domingo (6). O motivo do racionamento que atinge 20% da cidade, conforme a Sanepar, é que esta não é uma área abastecida pelas barragens e, sim, por poços do Aquífero Karst, que ainda estão com vazão reduzida devido à estiagem.

O racionamento está estabelecido para a região central de Colombo, que abrange os bairros Butiatumirim, Fervida, São João, Santa Gema, Cercadinho, Serrinha, Itajacuru, Parque Embu, Arruda, Santa Tereza, Jardim Florença, Gabirobal, Uvaranal, Sapopema, Curitibano, Santa Fé, São Gabriel, Ana Rosa e Roça Grande.

Chuvas

Chuva em Curitiba, em 2019. Foto: Gilson Abreu/ANPR

Levantamento divulgado pelo Simepar mostra que a chuva em fevereiro ficou abaixo da média histórica na maior parte das cidades do Paraná. O déficit foi registrado em várias regiões do estado, sendo que Curitiba fechou o mês com 101,2 mm de acumulado, menos que a média prevista de 147,9 mm de chuva.

A previsão para esta semana, segundo o Simepar, é de instabilidade e temperaturas altas em todo o estado. São esperadas chuvas acompanhadas de descargas elétricas, além da possibilidade de tempestades e rajadas de vento fortes em alguns pontos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima