Chuva forte provoca alagamentos em Curitiba; próximos dias serão de instabilidade

Alagamentos foram pontuais, sem registros de desalojamentos

A tarde deste feriado de carnaval em Curitiba foi de chuva forte. Pouco antes das 15h desta terça (1), diversos bairros da capital já registravam trovões e muito vento.

Segundo o Simepar, a velocidade máxima dos ventos, até por volta das 15h30, tinha chegado a 41 km/h, considerada moderada. Até o mesmo período, o acúmulo de precipitação já era de 30 mm. Como foi concentrado em pouco tempo, o volume é favorável a alagamentos.

Por ora, o Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos de Desastres contabiliza alagamentos localizados em sete pontos: dois no Pinheirinho, dois no Boa Vista, um no Tatuquara, um no Xaxim e outro no Bairro Alto. Em áreas diferentes da cidade, pelo menos oito árvores caíram.

Não houve necessidade de desalojar famílias. As equipes, no entanto, continuam em alerta.

Semana instável

A chuva marca presença essa semana em Curitiba. A previsão é que esta reta final do verão seja  de temperaturas altas e bastante instabilidade. Até a próxima sexta (4), a capital ainda terá tardes quentes, entre 28ºC e 29º C. A exceção é esta quarta (2), quando os termômetros dão uma aliviada e não passam dos 26ºC, conforme previsão do Simepar.

A partir de sábado (5), os dias voltam a ficar firmes.

Menos chuva

Mesmo com temporais, fevereiro foi de menos chuva que o esperado em Curitiba. Levantamento divulgado nesta segunda (28) pelo Simepar mostra que o déficit foi registrado em várias regiões do Paraná.

Em Curitiba, a média para fevereiro é de 147,9 mm, mas este ano o mês só teve 101,2 mm de acumulado. Apesar disso, o nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana segue satisfatório, fora de risco para um novo racionamento de água. A última atualização da Sanepar, na sexta (25), mostrava nível geral de 85,7% nos reservatórios que compõe o Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima