23 maio 2022 - 19h22

Com baixa adesão e estoque, Curitiba estende vacina contra a gripe para público em geral

A aplicação seguirá o critério por faixa etária, já a partir desta terça-feira (24).

Mais um ano a adesão à vacina contra a gripe, em Curitiba, caminha em ritmo insatisfatório. Em tendência semelhante ao cenário nacional, a procura é baixa, e, com doses em estoque, a prefeitura decidiu liberar abrir a imunização para o público em geral.

A aplicação seguirá o critério por faixa etária, já a partir desta terça-feira (24). Os primeiros serão as crianças e adolescentes entre 5 e 12 anos, considerados – junto a idosos e crianças ainda menores, contemplados na fase inicial da campanha – os de maior vulnerabilidade imunológica.

A partir da quinta (26), começam a receber a vacina as pessoas entre 50 e 59 anos. Os demais grupos ainda não tiveram as datas divulgadas.

Paralelamente, as unidades seguem abertas para os prioritários que ainda não foram imunizados com a vacina contra o influenza. Entre eles caminhoneiros; pessoas com deficiências permanentes; crianças de 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias); professores e trabalhadores do ensino; doentes crônicos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias); motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais) e, claro, idosos de 60 anos ou mais.

De acordo com a prefeitura, até a última sexta-feira (20), apenas 48,4% dos idosos com 60 anos ou mais haviam recebido a vacina contra a gripe na capital paranaense. A meta da campanha é proteger 90% desta parcela da população.

A baixa adesão preocupa. Em janeiro deste ano, em uma época tanto atípica, o Paraná declarou epidemia da gripe influenza. O aumento de casos foi provocado pelo vírus H3N2 (um tipo do vírus Influenza A), contra o qual a fórmula oferecida este ano oferece proteção. O imunizante também protege também contra o H1N1, outro subtipo da Influenza A, e um subtipo da Influenza B.

A vacina contra a gripe é ofertada em 106 Unidades de Saúde, das 8h às 17h. Para conferir o local mais próximo, basta checar o site Imuniza Já Curitiba.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É falso vídeo que tenta ligar filho de Lula a Petrobras e a aumento de combustíveis

Diferentemente do afirmado em vídeo, o preço do barril de petróleo não é manipulado por uma empresa internacional que investe na Petrobras. O preço varia, na verdade, com a oferta e demanda do produto no mundo. Além disso, nenhum filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é sócio de empresa investidora da companhia e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os acionistas da petroleira. O conteúdo é falso

Projeto Comprova

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds