23 maio 2022 - 17h17

5 livros curtos e bons para ler num fôlego só

Redação do Plural sugere narrativas relativamente curtas, mas intensas. Uma vez que você começa a ler, fica difícil parar

O prazer de ler livros curtos e bons é algo muito específico. Enquanto um romance típico costuma ter mais de 300 páginas (e não são poucos os que ultrapassam a marca das 500), um livro curto costuma ter uma centena de páginas. Ou, no limite, duas centenas.

Com frequência, por serem menores, livros curtos são mais intensos. Por vezes, apesar do tamanho, eles podem ser também difíceis. “A metamorfose”, de Franz Kafka, por exemplo, tem menos de cem páginas, mas está longe de ser um passeio.

Porém, a lista a seguir procura reunir livros curtos e bons cuja intensidade nada tem a ver com dificuldade. É o tipo de livro que, uma vez que você começa a ler, fica difícil parar.

1. “O crepúsculo do mundo”, de Werner Herzog

(96 páginas)

Trata-se da fantástica trajetória de um tenente japonês que, na Segunda Guerra Mundial, atendeu a uma ordem de jamais se entregar ao inimigo. E assim ficou na selva filipina por mais de 30 anos.

Leia a matéria sobre “O crepúsculo do mundo”.

2. “A consulta”, de Katharina Volckmer

(104 páginas)

Dentro de um consultório, uma jovem realiza um procedimento inusitado, de pernas para o alto, enquanto narra sua vida e seus desejos.

Leia a matéria sobre “A consulta”.

3. “Salvatierra”, de Pedro Mairal

(112 páginas)

Para um livro arrebatar o leitor, às vezes, basta uma ideia genial. E o “basta” ali é modo de dizer, pois não existem muitos livros arrebatadores dando sopa por aí.

Leia a resenha de “Salvatierra”.

4. “Em carne viva”, de Jacqueline Woodson

(144 páginas)

Que um livro de 144 páginas possa ferir tanto é algo difícil de imaginar.

Leia a resenha de “Em carne viva”.

5. “Uma separação”, de Katie Kitamura

(216 páginas)

É como se a autora pegasse o papel com as regras de um romance policial e, friamente, rasgasse até não poder mais.

Leia a resenha de “Uma separação”.

Saiba mais

Leia sobre livros e literatura, no Plural.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Assuntos:

3 comentários sobre “5 livros curtos e bons para ler num fôlego só

  1. Dessa lista, li 2. Metaformose e Salvatierra. Kafka não tem nem o que dizer, sensacional, e Salvatierra a cereja do bolo. Fabuloso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds