Colunista do Plural é vencedor de prêmio de jornalismo científico

Guilherme Carvalho foi escolhido por reportagem sobre risco de secas mais frequentes em Curitiba

O jornalista Guilherme Carvalho, colunista de Ciências do Plural, foi um dos vencedores do 35° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, anunciado pelo Governo do Paraná. A premiação, que tem como objetivo estimular a produção e a divulgação científica no estado, tem diversas categorias e é promovida anualmente pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Guilherme foi premiado pelo texto “Episódios de estiagem em Curitiba devem piorar”, publicado no Plural. A análise dos fenômenos climáticos foi publicada durante um momento difícil de seca na região de Curitiba – a falta de chuvas levou a interrupções programadas no abastecimento de água de toda a região, afetando perto de três milhões de pessoas. A estiagem, considerada a maior do século 21 até agora, durou quase dois anos e também prejudicou diversas atividades econômicas, principalmente agrícolas.

Em sua reportagem, Guilherme buscou dados e fontes para saber mais sobre a perspectiva para os próximos anos e traçou um cenário pouco promissor. Os efeitos da ocupação urbana e de outros fenômenos ameaçam causar secas com maior regularidade na região, e talvez com efeitos mais graves.

Guilherme, que além de jornalista tem doutorado em Sociologia, é professor de graduação da Uninter e do mestrado em Jornalismo da UEPG. Também é diretor científico da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). Tem vários livros publicados, entre eles “Mídia, opinião pública e sociedade: desafios para uma comunicação em transformação” (Intersaberes, 2021) e “O espaço da mídia pública no Brasil”.

Para conhecer a reportagem vencedora, clique aqui:

Episódios de estiagem em Curitiba devem piorar

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima