CMEIs estão sem reposição de livros de literatura desde 2018

Enquanto centenas de livros do Programa de Alfabetização bolsonarista mofam sem uso nas escolas, os CMEIs estão sem receber literatura de qualidade há quatro anos

Enquanto a Secretaria Municipal de Curitiba (SME) gasta recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com livros didáticos para alfabetização que estão sem uso nas escolas, os Centros Municipais de Educação Infantil da cidade estão desde 2018 sem receber novos livros do Programa Nacional do Livro Didático – Literário. O acesso a livros de literatura é parte essencial da metodologia atualmente utilizada nos CMEIs.

A construção e manutenção do acervo literário em CMEIs é especialmente importante em comunidades mais pobres, onde os alunos têm menos acesso a literatura em casa. O Ministério da Educação mantém dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) uma seção dedicada a compra de acervo para as salas de aula e bibliotecas. O Programa seleciona obras adequadas a cada fase escolar que são incluídas num cardápio a partir do qual professores e gestores das escolas podem selecionar as que serão adquiridas para seus alunos.

Como a seleção de obras é feita por um painel de especialistas, o cardápio à disposição das escolas inclui literatura de alta qualidade. Mas desde 2018 a educação infantil ficou de fora da seleção de obras e, como consequência, os CMEIs ficaram sem receber novos livros.

Cada escola pode usar recursos de repasses da SME para adquirir livros, mas nesse caso as obras não passam pelo processo de análise e seleção do PNLD Literário. Nem há garantia de disponibilidade dos recursos, uma vez que dependem dos repasses da SME ou de valores arrecadados pela escola junto à comunidade. Para manter o acervo, muitos CMEIs recorrem a solicitação de doações de livros da comunidade.

O processo de alfabetização como é feito hoje na rede municipal de ensino, porém, utiliza as obras em atividades como contação de histórias, familiarização com o livro e até mesmo envio das obras para que a família leia junto. Essas ações ajudam as crianças a se familiarizar com as letras, a leitura e a formar repertório. Em muitos casos, a equipe pedagógica consegue relacionar as histórias com a realidade da criança, um processo que torna o aprendizado mais significativo.

A falta de renovação do acervo dos CMEIs afetam a capacidade dos professores de planejarem atividades significativas e da escola em oferecer experiências literárias de qualidade aos estudantes.

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