Cáritas promove feira de empregos para refugiados e migrantes

Ação acontece na quinta-feira, das 9h às 13h, com distribuição de 90 senhas

A Cáritas da Arquidiocese de Curitiba vai promover mais uma edição da Feira de Empregabilidade para refugiados e migrantes na próxima quinta-feira (27). O evento, que acontece das 9h às 13h na Mitra, contará com a participação de quatro empresas que farão recrutamento e seleção dos candidatos. 

Serão distribuídas 90 senhas por ordem de chegada, a partir das 9h. Os interessados devem trazer documentos pessoais como CPF, CTPS (Carteira de Trabalho), RNM ou (protocolo de solicitação de Residência/Refúgio), comprovante de endereço e currículo. Entre as empresas confirmadas na feira, estão Shopping Mueller, DrogaRaia, McDonald’s e Grupo MAP.

Leia também: Arquidiocese e Cáritas voltam a atender migrantes e refugiados em Curitiba

Para a coordenadora da Cáritas de Curitiba, Ana Lídia Oliveira, a importância da ação está relacionada com o trabalho da organização de acolhimento, proteção e integração dos migrantes e refugiados. “Nosso objetivo é promover o acolhimento e proteção legal dos refugiados e migrantes que buscam Curitiba para um novo recomeço de suas vidas. As feiras promovem a integração laboral e socioeconômica dessa população, para que tenham autonomia por meio do acesso às oportunidades de emprego e à renda.”

Segundo a coordenadora de projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Talita Aquino de Sousa, as feiras são organizadas mensalmente visando a facilitação do acesso a essa população ao mercado de trabalho. 

A ação é uma parceria da Cáritas de Curitiba com a Cáritas Brasileira Regional Paraná, a OIM e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). A feira conta com o apoio da Associação de Africanos em Curitiba (BOMOKO), da organização Mulheres Emigrantes Unidas, da Irmandade sem Fronteiras, da Associação dos Estudantes Haitianos de Curitiba (UCEPH) e das Secretarias Estaduais de Justiça e Cidadania, e do Trabalho, Qualificação e Renda.

Migrantes

Curitiba é a cidade brasileira que mais recebeu migrantes venezuelanos pelo programa de interiorização da Operação Acolhida do governo federal, que tem como objetivo realocar os refugiados e migrantes em Roraima para outros estados do país para oferecer mais oportunidades de inserção socioeconômica a essa população. São 6,8 mil migrantes e refugiados da Venezuela na capital.

De acordo com o Painel de Interiorização, desenvolvido pelo governo federal, a ACNUR e a OIM, o Paraná é o segundo estado com maior número de pessoas interiorizadas pela Operação Acolhida (19,4 mil).

Feira de Empregabilidade

Data: 27 de julho (quinta-feira)

Horário: das 9h às 13h

Local: Mitra da Arquidiocese de Curitiba (Rua Jaime Reis, 369 – São Francisco)

Empresas confirmadas até 25 de julho: Shopping Mueller, DrogaRaia, McDonald’s e Grupo MAP

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima