Barigui deve ganhar um novo parque de diversões em outubro

Curitibanos podem sonhar com a abertura de um novo parque de diversões no Barigui com até 15 brinquedos

Talvez você não lembre, mas o Parque Barigui tinha, dentro de um de seus estacionamentos, um parque de diversões. Isso foi há 15 anos. Agora, com a publicação de um edital pela Urbanização de Curitiba (Urbs) no mês passado, surgiu a possibilidade do Barigui ganhar um novo parque de diversões.

Segundo o edital, o novo parque de diversões deve ter como estrutura mínima um carrossel, uma roda gigante, espaços para alimentação e barraca de tiro ao alvo. O parque de diversões deve funcionar em uma área de 8 mil metros quadrados e terá até 15 brinquedos nas categorias familiar e infantil.

Uma das grandes atrações do antigo parque era a roda gigante, que nesta nova versão deve ter pelo menos 30 metros de altura. Para a técnica em enfermagem Ocsana Maitchuk, a reabertura do parque traz um misto de nostalgia e ansiedade. “Para minha geração, vai ser muito bom reviver os momentos da infância e ainda ter oportunidade de levar os filhos”, diz.

Parque Barigui

Matichuk vive há 30 anos com o Parque Barigui como o quintal de sua casa. Desde a infância, visitar o Barigui era a programação de fim de semana dela e de sua família. “Iamos a pé, a caminhada era um pouco longa, mas chegar no parque de diversões fazia tudo valer a pena”, comenta.

Com a abertura de um novo parque de diversões, Maitichuk espera poder levar os filhos para conhecer o “espaço mágico” que fez parte de sua infância. O desejo de dividir as memórias do parque com as novas gerações também é compartilhado por Fernanda Fernandes. Filha de seu Roque Fonseca, Fernanda cresceu indo ao parque de diversões com a desculpa de acompanhar o pai ao trabalho. “Na época, meu pai trabalhava no parque aos fins de semana e eu sabia que todo domingo meu passeio ia ser no parque”, diz.  

Seu Roque trabalhava em uma das lanchonetes do parque e costumava observar a movimentação do parque. “O Parque Barigui sempre foi muito movimentado, mas naquela época a criançada toda queria mesmo era ir nos brinquedos”, diz.

Parque de diversões

Para o Seu Roque, de 73 anos, um novo parque de diversões no Barigui vai atrair muitas pessoas. “Eu acho que muita gente vai querer ir nos brinquedos”. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a intenção é ampliar as opções de lazer no Parque Barigui, que recebe cerca de 20 mil pessoas em cada fim de semana. 

Fernandes concorda com o pai e está ansiosa pelo novo parque de diversões. “Sem o parque de diversões, parece até que falta alguma coisa no Barigui”, diz. O edital foi encerrado no dia 18 de agosto. Na ocasião, duas empresas apresentaram à Urbs propostas para administrar e manter o parque. 

Até o momento da publicação desta reportagem, a Urbs não informou qual delas foi selecionada para administrar o parque. Segundo o edital, a inauguração do espaço está prevista para o próximo Dia das Crianças, em 12 de outubro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima