Assembleia tem quase um terço de renovação, mas Traiano continua presidente

Alexandre Curi garante segundo cargo mais importante, voltando à Mesa Diretora 12 anos após os "Diários Secretos"

Os 54 deputados estaduais do Paraná eleitos em outubro tomaram posse formalmente nesta quarta-feira (1º). Dezessete deles ocupam pela primeira vez, a partir de agora, uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alep), que seguirá sob o comando de Ademar Traiano (PSD), eleito pela quinta vez seguida presidente da Mesa Diretora da Casa.

A cerimônia ocorreu com o plenário lotado, mas sem a presença de Ratinho Jr. (PSD), que conduzirá seu segundo mandato com esmagadora base aliada no legislativo. Pela agenda oficial, o governador não tinha compromissos para o dia, mas foi representado na sessão pelo vice, Darci Piana (PSD).

O ato seguiu os protocolos do regimento interno e foi conduzido sem discursos de referências contundentes à tensão política do país. No dia de 8 de janeiro, grupos de extrema-direita invadiram as sedes dos três Poderes, em Brasília, em um movimento de nuance golpista reconhecido como um dos fatos mais graves ocorridos desde a redemocratização. A ação dos radicais foi usada para contestar o resultado do pleito de outubro, o mesmo pelo qual os deputados estaduais foram eleitos.

O assunto tampouco veio com força no discurso de Traiano, após ser novamente eleito presidente da Mesa Diretora. Por unanimidade, o parlamentar chega, assim, ao quinto comando consecutivo do órgão, responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Assembleia.

“O poder Legislativo, de uma forma muito harmônica, convive com os Poderes, com as instituições do estado, sempre pensando no bem maior que é a coletividade paranaense”, disse num trecho do discurso.

O deputado do PSD só garantiu a candidatura após vencer o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que presidentes de Legislativos estaduais não podem ser reeleitos mais de uma vez. A alegação favorável ao parlamentar paranaense foi baseada no fato de que a jurisprudência só passou a valer em 2021, sendo possível a reeleição para quem foi eleito pela última vez para o cargo ainda em 2020.

A eleição da Mesa Diretora teve chapa única e foi eleita com o voto favorável de todos os deputados da nova legislatura, inclusive os de oposição.

O segundo cargo mais importante, o de primeiro secretário, será ocupado por Alexandre Curi, também do PSD, deputado estadual mais votado no Paraná. Curi, que volta à Mesa Diretora 12 anos depois do escândalo dos Diários Secretos, tem relação estreita tanto com Ratinho Jr. quanto com o prefeito e o vice-prefeito de Curitiba, Rafael Greca e Eduardo Pimentel.

Gestão “aberta e transparente”

À Casa lotada, o presidente agora reconduzido prometeu dar continuidade ao que classificou como uma gestão de sucesso feita por ele desde 2015. Em um longo discurso, enalteceu o próprio trabalho e disse que o propósito é continuar com uma gestão “aberta e transparente”.

Transparência, no entanto, esteve no centro de polêmica recente envolvendo a Assembleia. Em agosto do ano passado, sob aval de Traiano, a Alep decidiu retirar do ar informações públicas de despesas da Casa, como salários dos deputados e ressarcimentos. Sob pressão, a medida teve de ser revista e foi reaberto o acesso aos dados, a partir dos quais uma investigação identificou gastos suspeitos com comida para os parlamentares que ultrapassam R$ 1 milhão – dinheiro que pagou desde chope e camarão até refeições em uma casa de reputação duvidosa em Curitiba.

Traiano também sofreu revés após articular com deputados derrubada de veto do governador Ratinho Jr. ao projeto que tornava o Paraná receptor de lixo perigoso descartado por outros estados – a família dele e de outros deputados poderiam sair beneficiadas com as novas diretrizes.

Ademar Traiano é eleito presidente da Mesa Diretora da Alep pela 5ª vez seguida. Foto: Orlando Kissner/ Alep

Bancada feminina

Esta será a primeira legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná com uma bancada feminina atuando no ciclo completo. A nova composição foi aprovada em agosto do ano passado e ainda não tinha representação na Mesa Executiva.

Integram a bancada 10 eleitas para a Casa, pouco menos que um quinto do conjunto total parlamentares, mas o maior número de representantes femininas que a Alep já teve. Compõem o grupo as deputadas Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Marcia Huçulak e Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).

Bancada feminina da Alep. Foto: Orlando Kissner/ Alep

Quem são os deputados e deputadas estaduais do Paraná para 2023-2026

PSD

Alexandre Curi (reeleito)
Marcio Nunes (reeleito)
Ademar Traiano (reeleito)
Tiago Amaral (reeleito)
Luiz Claudio Romanelli (reeleito)
Hussein Bakri
Marcia Huçulak
Artagão Júnior (reeleito)
Cobra Repórter (reeleito)
Gugu Bueno
Marcelo Rangel
Adão Litro
Tercílio Turini (reeleito)
Evandro Araújo (reeleito)
Cloara Pinheiro

Federação PT/PV/PCdoB

Professor Lemos (reeleito)
Requião Filho (reeleito)
Arilson Chiorato (reeleito)
Renato Freitas
Ana Júlia
Luciana Rafagnin (reeleita)
Dr. Antenor

União Brasil

Ney Leprevost
Delegado Tito Barichello
Luiz Fernando Guerra (reeleito)
Do Carmo
Thiago Bührer
Mauro Moraes (reeleito)
Flávia Francischini

Progressistas

Paulo Gomes
Maria Victoria (reeleita)
Soldado Adriano José (reeleito)
Matheus Vermelho
César Mello

PL

Marcel Micheletto (reeleito)
Ricardo Arruda (reeleito)
Delegado Jacovós (reeleito)
Gilson de Souza (reeleito)
Gilberto Ribeiro (reeleito)

Republicanos

Alexandre Amaro (reeleito)
Cantora Mara Lima (reeleita)
Marcio Pacheco (reeleito)
Federação PSDB/Cidadania
Mabel Canto (reeleita)
Cristina Silvestri (reeleita)
Douglas Fabrício (reeleito)

MDB

Anibelli Neto (reeleito)
Batatinha

PROS

Alisson Wandscheer
Samuel Dantas

Podemos

Fabio Oliveira
Denian Couto

PDT

Goura (reeleito)

Solidariedade

Marli Paulino

PSB

Luis Corti

Mesa diretora da Alep no biênio 2023-2024

Presidente: Ademar Traiano (PSD)
Primeiro Secretário: Alexandre Curi (PSD)
Segunda Secretária: Maria Victória (PP)
Primeiro Vice-Presidente: Marcel Micheletto (PL)
Segundo Vice-Presidente: Ney Leprevost (União Brasil)
Terceiro Vice-Presidente: Cristina Silvestri (PSDB)
Terceiro Secretário: Goura (PDT)
Quarto Secretária: Alexandre Amaro (Republicanos)
Quinto Secretário Dr. Antenor (PT)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima