Museu do Holocausto de Curitiba lança exposição virtual sobre ascensão do nazismo

“O caminho para o Holocausto: 90 anos da ascensão do nazismo” busca ampliar a compreensão histórica do processo que levou Hitler ao poder

O Museu do Holocausto de Curitiba acaba de lançar a exposição virtual “O caminho para o Holocausto: 90 anos da ascensão do nazismo“. O objetivo da mostra, que relata o processo de chegada do regime nazista ao poder, é ampliar a compreensão histórica sobre a Shoá e alertar o público de que o nazismo foi e é fruto de ideias e práticas construídas social e historicamente. 

Apesar de o regime nazista ter começado em 30 de janeiro de 1933, quando Adolf Hitler foi nomeado, por voto popular, chanceler da Alemanha, o nazismo se ancora em ideias que já circulavam antes disso.

Para compreender a perseguição sistemática e o genocídio de judeus para além das figuras de Hitler e do complexo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, a exposição virtual do Museu do Holocausto aborda justamente as condições e o contexto que possibilitaram os crimes nazistas.

Museu do Holocausto

“Além de explorar o potencial do nosso acervo, que é gigante, essa exposição consolida a visão de que o Holocausto faz parte de um processo histórico gradual que não se iniciou com os campos de concentração e extermínio. Ao relacionar a ascensão do nazismo ao Holocausto, percebemos como só foi possível haver Auschwitz em 1943 porque antes houve Berlim 1933”, afirma Carlos Reiss, coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba.

Como a própria mostra demonstra, enquanto o nazismo como regime político foi derrotado em 1945, muitos dos fenômenos que, combinados, possibilitaram sua ascensão, permanecem circulando.

A memória

“Essa exposição aponta para o fato dos crimes nazistas serem resultado de processos sociais e políticos muito anteriores. Pretendemos estimular uma memória do Holocausto que não só lembre das atrocidades ocorridas, mas também se mantenha alerta às permanências e continuidades desses aspectos sociais e políticos na atualidade”, reforça Michel Ehrlich, coordenador de História do Museu do Holocausto.

Exposição 

Para conferir a exposição virtual, basta acessar este link. Quem quiser visitar o Museu do Holocausto de Curitiba, precisa agendar uma data no site

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima