As vacinas acabaram. Curitiba interrompe imunização mais uma vez

Caso a capital não receba novas remessas, nesta semana só haverá aplicação da segunda dose

Sem vacina anticovid para aplicar a primeira dose na população, Curitiba suspende pela primeira vez o atendimento em todos os pontos de imunização da cidade durante a semana. Nesta terça-feira (13) e na quarta (14), não haverá vacinação na capital. 

Das 35.636 doses destinadas à primeira aplicação que foram repassadas ao município, cerca de 30 mil foram aplicadas no sábado. O restante foi utilizado nesta segunda-feira (12), na repescagem de profissionais da educação e pessoas com comorbidades. 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a capital tem capacidade para aplicar mais de 30 mil doses por dia, mas, para avançar a vacinação por idade, é preciso aguardar a chegada de novas remessas. “Se houvesse vacina disponível, em menos de 20 dias seria capaz de terminar de imunizar com ao menos uma dose toda a sua população com mais de 18 anos.”

Até esta segunda-feira (12), foram vacinadas 920.491 pessoas com ao menos uma dose ou dose única na cidade, o que corresponde a 63,3% da população acima de 18 anos.

Segunda dose 

De acordo com a SMS, caso Curitiba não receba novas remessas de vacinas destinadas à primeira aplicação, os pontos de imunização só poderão voltar a abrir nesta quinta (15) e sexta-feira (16) para a aplicação de segunda dose.

Nestes dias, serão vacinadas pessoas com 65 anos que receberam a primeira dose da Astrazeneca entre os dias 17 e 23 de abril, e também algumas com 54 e 53 anos, professores e outros que receberam Coronavac entre 15 e 19 de junho.

Confira o calendário de segunda dose para esta semana:

  • Coronavac: aqueles que tomaram a primeira dose nos dias 16, 17 e 18 de junho devem retornar para receber a segunda dose nesta quinta-feira (15).
  • AstraZeneca: aqueles que tomaram a primeira dose nos dias 19, 20 e 22 de abril devem retornar para receber a segunda dose nesta quinta-feira (15).
  • AstraZeneca: aqueles que tomaram a primeira dose no dia 23 de abril devem retornar para receber a segunda dose nesta sexta-feira (16).

Reportagem sob orientação de João Frey, com informações da Prefeitura de Curitiba

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “As vacinas acabaram. Curitiba interrompe imunização mais uma vez”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima