Areia da engorda da praia de Caiobá durou só 12 dias antes de ser levada pelo mar

Em alguns pontos, degrau causado por erosão pode passar de 1m50 de altura

A areia colocada pelo governo do Paraná no trabalho de engorda da praia de Caiobá durou apenas 12 dias. No último dia 19, o Instituto Água e Terra afirmou que o trabalho estava concluído. Bastou a primeira ressaca chegar, porém, que boa parte do trabalho foi levada embora. O mar revolto criou um degrau que em alguns pontos pode passar de 1m50 de altura.

O risco de erosão da areia vinha sendo anunciado pelos pesquisadores da UFPR que acompanham o trabalho de revitalização da orla de Matinhos. Segundo eles, a granulometria da areia pode ter sido equivocada, e os grãos finos demais seriam facilmente arrastados por marés mais violentas. Além disso, o governo colocou a areia extraída do fundo do oceano sem antes colocar as proteções necessárias para evitar problemas com as ressacas.

As obras de revitalização de Matinhos estão orçadas em mais de R$ 300 milhões e ficaram a cargo do Consórcio Sambaqui. Ambientalistas e especialistas da universidade afirmam que a obra nem poderia estar sendo realizada, já que o governo não tem licença ambiental nem obteve aprovações em órgãos necessários, como o Conselho do Litoral. O governo de Ratinho Jr. (PSD) está utilizando uma licença de anos atrás, num momento em que o projeto da engorda era bem diferente.

O Ministério Público solicitou a paralisação das obras, mas o juiz Flávio Antônio da Cruz, da 11ª Vara Federal de Curitiba, que levou onze meses para analisar o caso, decidiu que no momento de seu despacho já era tarde demais para interromper os trabalhos sem danos maiores para o erário.

Degrau “menor”

Depois da destruição de parte das obras nesta semana, o IAT emitiu uma nota em que admite apenas parcialmente o problema. Embora seja nítido que o degrau passa de um metro e que se estende por mais de um quilômetro, o instituto falou em um degrau de 30 centímetros e que se estenderia por apenas 50 metros.

“Devido à ressaca da última segunda-feira (31), um trecho de 50 metros dos 1,8 km que recebeu engorda na praia de Caiobá, apresentou um declive de 30 cm de altura. Importante ressaltar que a areia da praia que integra as intervenções de engorda seguem [sic] em conformação do perfil”, diz o texto enviado à imprensa.

Problema semelhante já havia ocorrido em Balneário Camboriú (SC), onde também foi realizado um trabalho de engorda da praia. Em Santa Catarina, o degrau chegou a 1m70.

Sobre o/a autor/a

14 comentários em “Areia da engorda da praia de Caiobá durou só 12 dias antes de ser levada pelo mar”

  1. Luciano Maranhão Trevisan

    Não concordo com essas alegações pois as correntes marítimas tiram e põe a areia na praia, frequento várias praias e vejo muito esse trabalho da natureza na ilha do mel a areia muda de semana para semana.
    O trabalho em Matinhos ainda nem acabou e vocês já estão criticando!
    Eu acho que a praia estava horrível e precisava ser feito algo, nossa temporada vai ser maravilhosa com calçadão pista de bicicleta e corrida como em Caiobá!

  2. O poder judiciário, inclusive suas instâncias recursais, tinha que ser responsabilizado. É um poder caro e ineficiente e age sem qualquer ônus.

  3. Isso eu já sabia… e nem sou geologa nem faço análises de solos… nem sou da área de engenharia…. só uma cidadã que desconfiava que o dinheiro de impostos iria água abaixo….. Ainda mais em se tratando de forças da natureza como por exemplo o avanço do mar….. oooooooô tristezaaaaa

  4. Faz parte do plano desse desgoverno:
    primeiro detonou a Mata Atlântica, colocando o Paraná entre os líderes de desmatamento do Bioma;
    agora implementa a detonação no nosso pequeno litoral, começando pela praia mais visitada.
    Esperar o quê do Ratinho Jr?

  5. Faltam também explicações mais detalhadas a respeito do custo da obra de engorda em Matinhos ser quase quatro vezes maior do que a de Camboriú.
    O volume de areia usado em Matinhos foi cerca de 30 por cento maior, apenas, e as obras foram executadas pela mesma empresa, com intervalo de poucos meses entre uma e outra.
    Com a palavra, a equipe do Ratinho Jr.

  6. Irresponsabilidade do Estado em fazer isso sem estudos mais técnicos. Casas estão sendo inundadas pela areia do vento em Caioba . Muito triste, acabou o verão em Caioba.

  7. JULIO CESAR LINHARES E SILVA

    Bom, uma coisa é verdade, se tirar a vegetação nativa da praia, a erosão vai acontecer com muita facilidade. Ela que segura a areia realmente. Precisaria de uma boa vegetação entre o calçadão e a faixa de areia desejada.

  8. Isto já sabíamos de ante māo sem contar o material em suspensão onde qualquer sopro de vento maral, ( vento mar terra ) inunda as casas de um pó muito fino e salinizado, segundo os estudos sabíamos que este tipo de situaçāo ocorreria. E sem a proteção de uma vegetação costeira agrava ainda mais este processo ocorrendo uma espécie de desertificação com tempestades de areia.

  9. Isto já sabíamos de ante māo sem contar o material em suspensão onde qualquer vento maral ( vento mar terra ) está inundando as casas de um pó muito fino e salinizado, segundo os estudos sabíamos que está en tipo de situaçāo ocorreria. E sem a proteção de uma vegetação costeira agrava ainda mais este processo de uma espécie de desertificação .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima