Verão 2023-2024: Em menos de um mês foram retirados 108 toneladas de lixo no litoral

Serviço de limpeza feito pela Sanepar começou no dia 16 de dezembro e média de recolhimento de resíduos é de 6,4 toneladas diárias

Todos os dias são retiradas 6,4 toneladas de lixo das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, de acordo com a Sanepar. A empresa é responsável pela coleta de resíduos durante a operação Verão Maior e até agora já retirou 108,8 toneladas de lixo no litoral do Estado.

Segundo dados da Sanepar o dia em que houve recorde de recolhimento foi 1 de janeiro: 10,4 toneladas. 

Do total recolhido desde o início da operação a maior parte é de resíduos orgânicos, 79,2 toneladas, que foram destinadas aos aterros sanitários pelas prefeituras. Já as 29,5 toneladas de materiais recicláveis foram encaminhadas para associações de catadores. 

Meio ambiente

Para diminuir incidência do descarte errado de lixo os coletores distribuem sacolas aos turistas, embora o volume de resíduos seja grande nas praias. A distribuição, segundo a Sanepar, tem o objetivo de “conscientizar sobre a importância da separação e destinação adequadas do lixo, contribuindo para a preservação ambiental”. 

Leia também: Verão 2023-2024 – Indo para a Ilha do Mel

A presença dos veranistas no litoral do Paraná também provoca impacto no consumo de água. Segundo a Sanepar na última quinzena do ano passado foram consumidos 1,2 bilhão de litros de água, mais que o dobro da média em períodos fora da alta temporada. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima