Aglomerações continuam em Curitiba

Teve festa para 400 pessoas, reunião em bares, falta de máscara e funcionamento em horário proibido

“O aglomero voltou a se formar nos bares da Itupava. Bombou no sábado a noite. Vi viaturas da Guarda Municipal passando mas não fizeram nada”, diz um morador do bairro Alto da XV, em Curitiba, que abriga diversos bares – com o funcionamento suspenso desde que foi decretada a Bandeira Laranja para Covid-19, no fim de novembro. A reunião de mais de 25 pessoas também está proibida, mas neste fim de semana, vários estabelecimentos foram multados e até interditados na Capital por não respeitarem as regras básicas contra o coronavírus.

Houve festa para 400 pessoas no bairro Augusta (com multa de R$ 50 mil) e interdições por aglomeração e falta de uso de máscara no Boqueirão, Xaxim, Bairro Alto e São Braz (com multa de R$ 5 mil). No total, 15 autos de infração foram expedidos durante 31 vistorias realizadas entre a noite de sexta-feira (8) e o domingo (10) pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu covid), parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. No Alto da XV, na Itupava, não há relatos de multas.

Praça no Alto da XV ficou lotada. Fotos: Plural.jor
Muitos não usavam máscara
Concentração em frente aos bares da Itupava registrada por moradores

Segundo a Prefeitura, as fiscalizações são pautadas a partir das denúncias feitas pela população, pelo 156 e 153, e “são direcionadas a bares e casas noturnas, em locais com histórico de aglomerações, notadamente bares e regiões que concentram grande número desses estabelecimentos”.

“A outra frente de ação são as inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, voltadas ao comércio: restaurantes, lanchonetes, shoppings, galerias, farmácias, supermercados e lojas, principalmente as de departamento”, reforça a Prefeitura, em nota.

Desde o início da pandemia, somente na Capital, foram 40,7 mil inspeções da Aifu Covid, que resultaram em 3.075 autos de infração, multas, termos de intimação, termos de interdição e outras penalidades.

Nesta segunda-feira (11), Curitiba registrou 21 mortes por Covid-19 e 1.111 novos casos da doença. Com os números, a Capital chega a 117.301 casos confirmados e um total de 2.377 óbitos por coronavírus.

Movimento no Alto da XV, sábado a noite

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Aglomerações continuam em Curitiba”

  1. Tem muito bar aberto se valendo do alvará primário, ser de lanchonete, burlando assim a proibição. Creio que deveriam instaurar é uma lei seca, para ver cumprir de fato, tais normas.

  2. O Largo da Ordem tbm está lotado todos os dias. Tem guarda municipal e PM aqui mas eles só passam ” varrendo” as pessoas por volta de 23h. Mas aqui as aglomerações começam 14h, ninguém (salvo raríssimas exceções) usa máscara. Ou seja, faz nem diferença tirar as pessoas nesse horário. E não é por falta de denunciar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima