Vereadores convocarão presidente do Comtiba para falar das eleições do Conselho Tutelar

Bancada evangélica da Câmara diz que candidatos cristãos estão sendo prejudicados no processo

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba), Cristiane Faria Honório, será convocada para prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores de Curitiba sobre o processo eleitoral para o Conselho Tutelar, cuja eleição acontece no dia 1º de outubro. A convocação acontece depois que vereadores da bancada evangélica afirmarem que candidatos cristãos estão sendo prejudicados no processo.

Ainda não há data para que ela vá ao plenário, mas a convocação, protocolada pelos vereadores Ezequias Barros (PMB), em coautoria com Alexandre Leprevost (Solidariedade), Indiara Barbosa (Novo) e Sidnei Toaldo (Patriota) foi endossada pelos pares e aprovada na sessão desta segunda-feira (18).

Entre outros questionamentos, os vereadores querem entender o porquê de as regras de propaganda eleitoral para os candidatos ao Conselho Tutelar divergirem das demais eleições ordinárias.

Em princípio os vereadores fariam um convite ao Comtiba, mas durante a sessão membros da base do governo apontaram que ele não seria aceito. A convocação tem caráter obrigatório e a oitiva deve ocorrer logo já a data de votação está próxima.

Irregularidades

No início do mês o Comtiba arquivou a denúncia contra o Grupo Dignidade e outras entidades LGBTQIA+ por propaganda eleitoral irregular. Neste caso, o Dignidade não colocou uma orientação de voto em um candidato específico em suas redes sociais, mas alerto para a importância da participação dos eleitores no pleito.

Leia também: O que fazem os conselheiros tutelares de Curitiba? 

Já no caso do Instituto Luzeiro, organização cristã, cuja denúncia também foi arquivada, a postagem nos perfis oficiais indicava candidatos conservadores aos eleitores. Nesta situação houve aplicação de multa, o que desagradou os vereadores conservadores.

Dois pesos, duas medidas

Durante a sessão em que foi aprovada a convocação para o Comtiba vereadores lembraram também do caso da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, que sugeriu que a Guarda Municipal de Curitiba intimidasse pessoas em situação de rua.

Vereadores da oposição chegaram a redigir uma convocação para que ela se explicasse, mas sem apoio da base de Rafael Greca (PSD) a proposição seria rejeitada em plenário, o que livrou Erthal de dar explicações.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima