TRE absolve Moro de acusação de abuso de poder econômico

Caso deve ser levado agora ao Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná julgou improcedentes as denúncias de abuso de poder econômico feitas contra o senador Sergio Moro (PR) e decidiu manter seu mandato. O placar final do julgamento foi de cinco votos pela absolvição do ex-juiz da Lava Jato e dois votos pela perda do mandato.

O julgamento chegou a seu quarto e último dia nesta terça-feira (9) ainda sem um placar que permitisse saber se o mandato de Moro seria cassado. Eram três votos a um pela absolvição, mas ainda faltavam três votos, e em tese uma virada seria possível. No entanto, apenas mais um desembargador, Júlio Jacob Júnior, votou pela tese de abuso de poder econômico.

A expectativa agora é que PT e PL, partidos responsáveis pelas ações contra Moro, levem o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. Imagina-se que o caso seja julgado apenas em junho, depois que Alexandre de Moraes deixar a presidência do TSE nas mãos da ministra Cármen Lúcia.

Moro é acusado pelos adversários de ter tornado a disputa desigual ao gastar milhões do fundo eleitoral do Podemos como pré-candidato à Presidência da República antes de desistir da corrida presidencial e se apresentar como candidato ao Senado. O ex-juiz foi eleito com pouco mais de dois milhões de votos em 2022.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima