Em toda a história, Paraná só elegeu nove mulheres para a Câmara

Neste ano o Paraná tem 217 candidatas disputando para representar o estado em Brasília

As eleições 2022 têm 217 candidatas disputando o cargo de deputada federal do Paraná, ou seja, pouco mais de 34% do total. Em toda história da Câmara dos Deputados apenas nove mulheres paranaenses foram eleitas.

A primeira deputada federal eleita foi Dra. Clair (à época pelo PT), na 52ª legislatura, (2003-2007). A suplente, Selma Schons, também assumiu como deputada federal durante um período, como suplente de Padre Roque.

Entre 2011 e 2015, Rosane Ferreira, do PV, também representou o Paraná em Brasília. No mesmo período, a ex-governadora Cida Borghetti (PROS à época) também tinha mandato nesta legislatura.

Deputadas federais do Paraná

Atualmente há cinco deputadas federais em exercício: Luisa Canziani (PSD), Leandre (PSD), Gleisi Hoffmann (PT), Christiane Yared (PP) e Aline Sleutjes (Pros). Esta é a maior bancada feminina do Paraná na história.

Sleutjes concorre ao cargo de senadora nestas eleições. As demais tentam a reeleição.

Veja o perfil de cada deputada federal:

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Em toda a história, Paraná só elegeu nove mulheres para a Câmara”

  1. Erro de fácil confirmação. Selma foi eleita, uma vez que o Samek não assumiu tendo sido nomeado presidente brasileiro da Itaipu. Como poderia ser suplente do então candidato a Governador? Eleita na mesma eleição da valorosa Clair. Mas há uma miopia quanto aos políticos do interior. Padre Roque naquele ano teve a melhor votação para governador da história do PT-PR e no segundo turno foi seu apoio decisivo na eleição de Requiao. Que em agradecimento o nomeou secretário, afinal devia a ele a vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima