Além das checagens do Dr. Jacaré, eleitor pode usar aplicativos do Google para investigar conteúdos suspeitos

Disponíveis no Google Play Store, os apps auxiliam na checagem de informações sobre candidatos e facilitam o processo de votação

Em agosto, o Plural lançou o Dr. Jacaré, iniciativa que investiga conteúdos suspeitos sobre as eleições estaduais no Paraná. A proposta do projeto é identificar a disseminação de fake news e oferecer materiais explicativos sobre temas relacionados à política do estado que estejam viralizando. Para isso, conta com o método de checagem inspirado no Comprova — projeto de fact-checking que reúne 43 veículos de todo o Brasil — e a participação de jovens da periferia que ajudam a manter a linguagem dos projetos simples e a monitorar a desinformação na internet.

O financiamento do Dr. Jacaré vem de dois projetos distintos. Uma das fontes é o próprio Comprova, programa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que reúne veículos do país todo contra a desinformação. E neste ano, com apoio do Google, o consórcio contemplou jornais de diversos estados brasileiros com bolsas para combater a desinformação nas eleições regionais — no Paraná, o veículo selecionado foi o Plural.

Coleção de aplicativos voltada às eleições

O Google também lançou recentemente uma coleção especial de aplicativos dedicada exclusivamente às eleições brasileiras. Em destaque no Google Play Store até o dia 31 de outubro — um dia depois do possível 2º turno —, ela oferece ao eleitor brasileiro uma compilação de apps de notícias e de entidades de checagem de fatos, além de ferramentas oficiais da Justiça Eleitoral, como o e-Título, que substitui a materialidade física do título de eleitor. Com isso, a empresa diz que pretende auxiliar a população em sua jornada rumo às urnas. 

“Além de ampliar esses esforços em 2022, realizamos treinamentos com equipes da Justiça Eleitoral e compartilhamos as melhores práticas no desenvolvimento de aplicativos de qualidade”, afirma a multinacional norte-americana. 

Ao explorar os aplicativos que promovem a cidadania, o eleitor  brasileiro vai ficar por dentro das eleições, podendo participar ativamente na denúncia de problemas na sua cidade ou acompanhar os principais projetos de leis propostos por seus representantes políticos. 

Conheça alguns dos aplicativos da coleção:

  • e-Título (TSE): o aplicativo é a via digital do título de eleitor. É possível consultar a seção de votação, débitos eleitorais, perguntas e respostas, pedir justificativa de ausência, emitir certidão de quitação eleitoral, dentre outras atividades.
  • Resultados (TSE): aplicativo oficial da Justiça Eleitoral para acompanhar o resultado das eleições.
  • Pardal (TSE): aplicativo que permite o envio de denúncias para a Justiça Eleitoral e o Ministério Público sobre indícios de práticas indevidas ou ilegais relacionadas às eleições.
  • Boletim na mão (TSE): aplicativo para leitura de QRCode contida no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral, permitindo acesso a uma cópia digital dos boletins de urna.
  • Mudamos+: aplicativo desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) e que permite a assinatura de projetos de lei de iniciativa popular de forma eletrônica.
  • Politize!: desenvolvido pela Politize!, organização sem fins lucrativos, o aplicativo reúne conteúdos sobre educação política.
  • Comprova: lançado em agosto com apoio do Google, o aplicativo dá acesso aos conteúdos verificados pelo consórcio de veículos que compõem o Comprova e inclui ainda seções com dicas, lições de educação midiática, canal para envio de conteúdo suspeito e a ferramenta “pesquisa reversa” para envio e verificação de imagens.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima