Dois ex-vereadores tentam voltar à Câmara de Curitiba

Paulo Salamuni e Ângelo Vanhoni vão concorrer nas eleições deste ano

As eleições de 2020 prometem ter recorde de candidatos à prefeitura de Curitiba e para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Alguns dos nomes já são conhecidos do curitibanos, como é o caso dos ex-parlamentares Ângelo Vanhoni (PT) e Paulo Salamuni, que podem disputar uma cadeira no Legislativo Municipal.

Os dois têm vasta experiência política e vão concorrer à uma cadeira na Câmara em um momento que o Legislativo passa por muita desconfiança. Só nos últimos quatro anos, duas vereadores (Fabiane Rosa e Katia Dittrich) foram denunciadas pela prática de “rachadinha” – quando o político exige parte do salário de seus assessores.

Salamuni foi vereador por sete mandatos, chegando a ser presidente do Legislativo entre os anos de 2013 e 2014. Em 2016, o ex-parlamentar deixou a Câmara para disputar o cargo de vice-prefeito na chapa com Gustavo Fruet (PDT). Em 2018, ele se tornou primeiro suplente de senador na chapa com Oriovisto Guimarães (Podemos). Salamuni pediu descompatibilização do cargo de procurador de Curitiba para concorrer a uma cadeira na Câmara.

Outro ex-vereador que quer voltar para a CMC é Ângelo Vanhoni, que confirmou ao Plural que vai concorrer nas eleições deste ano. Ele foi deputado federal por dois mandatos, ocupou três vezes uma cadeira na Assembleia Legislativa e também foi eleito vereador em duas oportunidades. Vanhoni é um nome conhecido do campo majoritário do PT, já tendo concorrido também à prefeitura de Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima