Prédios com varandas inseguras podem receber multa | Jornal Plural
Clube Kotter
18 ago 2020 - 11h09

Prédios com varandas inseguras podem receber multa

Em Curitiba, áreas de uso comum deverão ser fechadas com grades ou telas para proteger crianças e idosos

Está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) projeto do vereador Tito Zeglin (PDT) que determina que condomínios verticais vedem janelas e varandas nas áreas de uso comum. Os prédios devem fazer isso de maneira definitiva, sob pena de serem multados em dez salários mínimos, ou seja, em R$ 10.450.

Na proposta, o vereador pede que a proteção seja feita por meio de grades, telas ou redes. Segundo Zeglin, áreas de uso comum nos condomínios verticais tem gerado grande apreensão por parte dos moradores, principalmente para aqueles que têm crianças pequenas, pessoas com deficiência e idosos assistidos.

“A vedação de varandas, janelas e locais destinados a ar-condicionado proporcionará maior segurança e tranquilidade a todos, evitando acidentes que na maioria das vezes são fatais”, afirmou o vereador.

O texto não cita a tragédia em um condomínio de luxo de Recife, que resultou na morte de Miguel, de 5 anos. Contudo, a ideia do projeto é evitar que tragédias semelhantes aconteçam em Curitiba. A proposta já está apta para análise das comissões. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é quem dirá por quais colegiados o projeto deve passar, antes de ser analisado por todos os vereadores nas sessões plenárias.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias