Prédios com varandas inseguras podem receber multa

Em Curitiba, áreas de uso comum deverão ser fechadas com grades ou telas para proteger crianças e idosos

Está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) projeto do vereador Tito Zeglin (PDT) que determina que condomínios verticais vedem janelas e varandas nas áreas de uso comum. Os prédios devem fazer isso de maneira definitiva, sob pena de serem multados em dez salários mínimos, ou seja, em R$ 10.450.

Na proposta, o vereador pede que a proteção seja feita por meio de grades, telas ou redes. Segundo Zeglin, áreas de uso comum nos condomínios verticais tem gerado grande apreensão por parte dos moradores, principalmente para aqueles que têm crianças pequenas, pessoas com deficiência e idosos assistidos.

“A vedação de varandas, janelas e locais destinados a ar-condicionado proporcionará maior segurança e tranquilidade a todos, evitando acidentes que na maioria das vezes são fatais”, afirmou o vereador.

O texto não cita a tragédia em um condomínio de luxo de Recife, que resultou na morte de Miguel, de 5 anos. Contudo, a ideia do projeto é evitar que tragédias semelhantes aconteçam em Curitiba. A proposta já está apta para análise das comissões. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é quem dirá por quais colegiados o projeto deve passar, antes de ser analisado por todos os vereadores nas sessões plenárias.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima