De volta às origens: Lula inaugura réplica da casa onde nasceu

Em Pernambuco Lula vai inaugurar réplica da casa onde nasceu

A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pernambuco nesta quarta-feira (20) será um retorno às origens devendo gerar momentos – e imagens – com boa dose de emoção. Lula voltará ao lugar onde nasceu, na hoje área rural do município de Caetés, a 245 quilômetros de Recife. No sítio da Várzea Comprida ele vai encontrar a Casa Dona Lindu, uma réplica perfeita, garantem os vizinhos, da casa onde a agricultora Eurídice Ferreira de Melo viveu com seus oito filhos até embarcar, há mais de 60 anos, em um pau de arara para chegar a São Paulo, duas semanas depois.

Com pouco mais de 30 metros quadrados divididos em três pequenos cômodos, a Casa foi reconstruída por amigos e primos do ex-presidente. “Aqui não tem empresa de construção, não. Nós mesmos trabalhamos, com muito amor, para refazer a casa da Tia Lindu”, afirma Almir Ferreira enquanto orienta o primo Rosenildo na colocação da placa a ser descerrada pelo ex-presidente.

“Conversamos com parentes, moradores antigos, pesquisamos muito, puxamos da lembrança, para que tudo fosse igual ao que era quando a tia vivia aqui”, afirma Almir. A tia, explica, era irmã de seu avô. “Aqui só tem primo, além do Bispo, que é amigo desde sempre”, diz ele, referindo-se a Ivaldo Bispo. Com eles, trabalhavam na construção da casa, na manhã de segunda-feira (18) também os primos Heraldo, Neilton e Fraudemir.

Uma réplica da casa já havia sido construída no primeiro governo Lula mas, explica Almir, acabou deteriorada com o tempo. “Tínhamos feito só com madeira e barro”, diz ele. A nova réplica tem tijolo, cimento e argamassa.

Primos do ex-presidente diante da réplica. Foto: Duca Batiston

O clima na pequena obra, na manhã desta segunda-feira, era de festa. “A gente trabalha com alegria, a gente sabe que está participando de um momento importante demais para o país, para o nosso povo, para essa nossa região”, conta Bispo. “E Lula com certeza vai gostar”, completa.

Localizada a quase dois quilômetros da rodovia, a Casa Dona Lindu tem apenas duas pequenas janelas de onde se pode ver um pedaço da bela paisagem do agreste pernambucano. A porta é daquelas que podem virar janela ou portão. Em um canto, um fogão de tijolo como aquele que existia à época.

O acesso é feito por estrada de chão, transformada num verdadeiro lamaçal esburacado em função das chuvas intensas registradas neste mês na região. Por isso, ao longo do caminho podia-se encontrar trabalhadores tentando ajeitar para facilitar a passagem de veículos.

A dificuldade para chegar não impediu a família da professora Helena Ribeiro, de Petrolina, de visitar a região. Filhos, netos, genro, irmãos, que moram em Recife, acompanhavam dona Helena. “Estávamos a passeio em Garanhuns e resolvemos conhecer o lugar onde Lula nasceu e nos deparamos com a casa da dona Lindu”, afirma sorridente. “Acho que quando souberem, muitas pessoas virão conhecer.

Hoje com cerca de 40 mil habitantes, Caetés foi distrito de Garanhuns até 1963. Cidade acolhedora e de clima agradável, tem como principal atividade econômica a produção de mandioca, milho, feijão e algodão. Comércio (principalmente padarias) e prefeitura, conta o taxista José Antônio Noronha, respondem pelos empregos na cidade. “Caetés precisa muito de uma indústria, algo que abra empregos e movimente a economia da cidade. As pessoas acabam indo embora à procura de empregos”, diz ele.

Acompanhado por Geraldo Alckmin, Lula terá encontros políticos logo cedo em Garanhuns com ato público na Arena 13, a partir das 11h. Na sequência vai a Várzea Comprida em Caetés, seguindo para o município de Serra Talhada onde terá evento aberto ao público às 17 horas. Na quinta-feira (21) cumpre agenda em Recife.

Sobre o/a autor/a

11 comentários em “De volta às origens: Lula inaugura réplica da casa onde nasceu”

  1. @Rosiane: Senti uma pontada de ironia no seu agradecimento, mas de qualquer forma o simples fato da editora ler os comentário já é algo extraordinário (e talvez um tanto quanto insalubre, a depender da falta de educação de “nós” comentaristas). De qualquer forma, eu que devo agradecimentos a vocês. E são sinceros, não são irônicos. Abs!

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Caro anônimo, o Plural sabe que comentários são parte do conteúdo e, portanto, somos cuidadosos com eles. Abraço,
      Rosiane

  2. Novamente a editoria “Coluna Social do ex-presidente Lula” surge no Plural:
    “A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pernambuco nesta quarta-feira (20) será um retorno às origens devendo gerar momentos – e imagens – com boa dose de emoção.”
    Novamente a pergunta: se fosse o nefasto BOLSONARO inaugurando, “emocionado e com boas imagens” uma cópia da casa dele de infância, seria notícia?

  3. rosemeiry tardivo

    Duca Batiston também volta à origem com esta matéria – a de jornalista afiada, observadora arguta e de texto belíssimo. Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima