Decreto de Lula nomeando juiz do TRE é publicado e julgamento de Moro pode começar

Tribunal agora pode pautar julgamento que pode levar à cassação do ex-juiz

A nomeação do novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, José Rodrigo Sade, foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (21), fazendo com que haja novamente quórum completo para o julgamento dos pedidos de cassação do senador Sergio Moro (União). Com isso, o tribunal deve pautar para as próximas semanas o julgamento.

Relator das duas ações envolvendo o senador, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha já liberou o caso para entrar em pauta. O Ministério Público Eleitoral se mostrou favorável à condenação de Moro por abuso de poder econômico. Agora, os sete integrantes do pleno devem decidir se é ou não o caso de cassar o mandato do senador.

A tese, apresentada tanto por PT quanto por PL, é de que Sergio Moro já tinha investido R$ 2 milhões em sua campanha presidencial pelo Podemos antes de desistir de se candidatar em Brasília e passar a disputar a cadeira do Senado pelo Paraná. O valor, no entendimento dos acusadores, teria desequilibrado a eleição.

Caso Moro seja de fato cassado pelo TRE, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. Se a cassação for mantida, o Paraná deverá realizar novas eleições para o Senado, que podem ocorrer ainda neste ano.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima