Curitiba pode ter cotas para negros e indígenas em concursos

Proposta é da vereadora Carol Dartora, do PT

A Câmara de Curitiba deverá discutir a possibilidade de reservar 20% das vagas de todos os concursos públicos da cidade para negros e indígenas. O projeto de lei foi protocolado por Carol Dartora (PT), primeira vereadora negra da história da cidade.

Na justificativa do projeto, a vereadora aponta que 19,7% da população da cidade se autodeclara negra, de acordo com o IBGE. Somando-se a população indígena, o número passa de 21%, o que explica o porcentual escolhido para a reserva de vagas.

De acordo com a proposta, o próprio candidato faz a autodeclaração na hora em que se inscreve. Se ficar constatado que na verdade o candidato não é negro ou indígena, será eliminado da seleção.

Nos concursos federais, já existe uma reserva de vagas desse tipo desde 2014.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Curitiba pode ter cotas para negros e indígenas em concursos”

  1. Como x% se auto-declara branco, y% se auto-declara amarelo, z% se auto-declara azul, se deveria reservar quotas para eles também, Nesses tempos de politicamente correto, meu comentário parecerá racista, mas sou anti-racista e de esquerda. Acontece que mudanças estruturais se farão pela luta contra as estruturas que desigualam e pelo empoderamento das minorias: melhor educação, por exemplo. Que tal, a cada Concurso Público, provermos cursinhos especiais dedicados exclusivamente aos egressos de escolas públicas, independentemente de cor?

    1. E por que não as duas coisas, até que se “tire o atraso”?

      É esse o princípio que rege, por exemplo, a defesa de cotas para mulheres em cargos de chefia.

      Uma coisa não anula a outra. E as duas podem andar (até que seja necessário) lado a lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima