Comissão avança aposentadoria de governadores

Relatório é pela supressão de pagamento a Requião, Lerner e Richa, entre outros

A Comissão Especial criada para analisar o fim da aposentadoria de ex-governadores no Paraná deu mais um passou nesta segunda para que o corte seja retroativo. O parecer do relator, deputado Cobra Repórter (PSD), foi favorável à extinção do benefício inclusive para quem já recebe.

A Proposta de Emenda Constitucional chegou à Assembleia enviada por Ratinho Jr. (PSD): o novo governador acha que a medida se encaixa à perfeição no seu discurso de acabar com regalias dos governantes.

No entanto, inicialmente estava previsto que apenas quem governar a partir de agora fica proibido de receber. Ratinho, assim, seria o primeiro atingido pela própria medida (embora Cida Borghetti, do PP, que já solicitou a benesse e ainda não recebe pudesse também ser afetada).

Na Assembleia, porém, vários deputados aproveitaram a onda para ir mais longe. Na Comissão Especial, acredita-se que por três votos a dois ganhará a tese da retroatividade. A votação será na quarta (24), já que Wilmar Reichemback (PSD) pediu vistas.

No plenário, os deputados que pretendem que o projeto retroaja já assinaram um documento que mostra a força da tese. São 33 que apoiam formalmente a ideia. Por coincidência, é exatamente esse o número de votos necessários para a aprovação de uma PEC.

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), também dá a entender que tem interesse na aprovação e diz que coloca o tema em pauta assim que sair da comissão especial.

A economia com a aposentadoria dos ex-governadores é mirrada. São oito aposentados a R$ 30 mil por cabeça, além de três viúvas que recebem pensões parciais. A economia anual será de pouco mais de R$ 3 milhões: coisa que os deputados gastam rapidinho com seus mil comissionados.

Hoje recebem a aposentadoria Paulo Pimentel, Emílio Gomes, João Elísio Ferraz de Campos, Roberto Requião, Mário Pereira, Orlando Pessuti, Jaime Lerner e Beto Richa.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima