Câmara deve receber manifesto de ex-reitores da UFPR em prol de Renato Freitas

Cinco ex-reitores e vice-reitores da UFPR assinam texto em apoio ao parlamentar

Um manifesto assinado por cinco ex-reitores e ex-vice reitores da Universidade Federal do Paraná deverá ser entregue ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Curitiba. O documento manifesta o apoio dos ex-gestores da maior e mais antiga universidade pública da cidade ao vereador Renato Freitas (PT), alvo de cinco pedidos de cassação no Conselho por ter entrado na Igreja do Rosário, no São Francisco, durante um protesto pela morte de negros no país.

“Ao participar ativamente da manifestação na Igreja do Rosário dos Pretos, o vereador Renato Freitas, nada mais fez do que honrar o Código de Ética e de Decoro Parlamentar da Câmara dos Vereadores de Curitiba que, em seu artigo 3o, inciso XIV, afirma ser dever fundamental do vereador “prestar solidariedade política a todos os cidadãos, em especial aos perseguidos, aos injustiçados, aos excluídos e aos discriminados, onde quer que se encontrem””, diz o texto.

Assinam o manifesto os ex-reitores da UFPR Carlos Alberto Faraco e José Henrique de Faria e os vice-reitores Aldair Rizzi, Mario Portugal Pederneiras e Maria Amélia Sabbag Zainko, além de uma série de artistas, intelectuais e políticos.

O mesmo manifesto está disponível para assinatura na plataforma Change.org. Outra manifestação de apoio ao vereador no mesmo site já soma mais de 12,5 mil assinaturas.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Câmara deve receber manifesto de ex-reitores da UFPR em prol de Renato Freitas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima