Bolsonaro faz motociata em Curitiba nesta quarta para mostrar “força eleitoral”

Presidente deve aproveitar evento para apagar gafes em debate na Band

O presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Curitiba nesta quarta-feira (31) e participará de uma motociata organizada por seus apoiadores. Partindo de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a motociata está programada para começar às 15 horas. Para o cientista político da PUC-Rio, Ricardo Ismael, a motociata, mais do que um compromisso de campanha, é uma estratégia de imagem. 

Segundo Ismael, Bolsonaro busca demonstrar a força política que vem perdendo no confronto com os demais candidatos durante a campanha eleitoral. A polêmica mais recente gerada por Bolsonaro foi seu ataque à jornalista Vera Magalhães no debate eleitoral promovido no último domingo (28) pela Rede Bandeirantes e um pool de veículos. Na ocasião, após ser questionado sobre a desinformação que propaga constantemente a respeito da eficácia das vacinas, o presidente afirmou que Vera era uma “vergonha para o jornalismo”. 

Leia Mais: O jornalismo bolsonarista goza do excludente de ilicitude

A preocupação da campanha de Bolsonaro com o eleitorado feminino se justifica a partir do resultado da última pesquisa Datafolha de intenção de votos. Enquanto Bolsonaro é o candidato preferencial de 27% das mulheres entrevistadas, Lula é a escolha de praticamente o dobro de eleitoras (46%). Realizada entre 27 e 28 de julho, a pesquisa entrevistou 2.566 pessoas acima de 16 anos em 183 cidades diferentes. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Leia Mais: Bolsonaro agride youtuber após ser chamado de “tchutchuca do Centrão”

Embora a fala no debate prejudique a popularidade de Bolsonaro entre o eleitorado feminino, o cientista político Ricardo Ismael afirma que Bolsonaro ainda tem uma vantagem principal em relação aos demais candidatos: o fato de já ser presidente da República e estar disputando à reeleição. “Bolsonaro tem a atenção da mídia diariamente. A rigor, ele tem uma live por semana, todas as quintas-feiras, mas nem precisaria, porque ele pode anunciar alguma coisa todos os dias ou promover motociatas com seus apoiadores toda semana. Em todo caso, o que ele fala ou faz vai repercutir na imprensa, porque ele ocupa o cargo político mais importante do país”, afirma.

A demonstração de apoio em Curitiba se justifica pelo grande percentual de eleitores que Bolsonaro teve na capital paranaense, onde venceu o segundo turno das eleições de 2018 com mais de 76% dos votos válidos. No total, Bolsonaro obteve 86.377 votos contra 241.015 votos ou 23,46% de seu principal adversário na época, Fernando Haddad (PT).

Leia Mais: Partido da Mulher Brasileira tem mais de 70% de homens na disputa para Câmara

Além das motociatas, outro aspecto que Ismael destaca é a entrega de obras públicas, as quais foram utilizadas diversas vezes por Bolsonaro como forma de “adiantar” a campanha eleitoral. “Ele usou, por exemplo, a entrega de obras como a transposição do rio São Francisco, no Nordeste. E o TSE costuma fazer ‘vista grossa’ em relação a isso. Isso não é novidade, porque ex-presidentes como Lula, Dilma e os demais também usaram o cargo de presidente para ganhar atenção da mídia e, a partir dali, gerar repercussão nacional”, afirma.

Embora o atual presidente tenha obtido votação expressiva em Curitiba, a capital também é um local visado pelos demais candidatos à presidência neste ano, os quais já cumpriram suas agendas na capital ou ainda planejam visitá-la. 

Leia Mais: Saiba o que é comprovado e o que é falso sobre a facada em Bolsonaro em 2018

Entre os candidatos que já passaram pela capital está Simone Tebet (MDB). A candidata cumpriu agenda em Curitiba e na região metropolitana em 22 de agosto, quando visitou comitês do partido em Almirante Tamandaré e Colombo. Em 24 de agosto, Ciro Gomes (PDT) também esteve em Curitiba, quando visitou uma ocupação no bairro Cajuru e participou da inauguração do comitê do candidato ao governo do Paraná pelo PDT, Ricardo Gomyde. 

Já o candidato líder nas pesquisas visitará a capital em setembro. O ex-presidente Lula planeja um comício no Centro de Curitiba, com a presença do do candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin, e das principais lideranças do partido na capital. 

Marcada para esta quarta-feira (31), a motociata de Bolsonaro vai partir do Parque São José e seguirá até o Centro Cívico da capital paranaense. O destino será um comício do qual o presidente participará na Praça Nossa Senhora de Salete, marcado para às 16 horas. Pela manhã, Bolsonaro cumprirá agenda de campanha no Oeste do Paraná.

Sobre o/a autor/a

5 comentários em “Bolsonaro faz motociata em Curitiba nesta quarta para mostrar “força eleitoral””

  1. Matéria tendenciosa. Difícil encontrar matérias jornalísticas apenas com informações dos fatos. Difícil entender pesquisas apontando um ladrão condenado pontos à frente. Mais difícil ainda é entender pessoas que ainda o defendem. Para essas pessoas, quem pensa diferente é porque tem “limitação de intelecto” Att: pessoa “limitada intelectualmente”

  2. Percebemos aí uma clara limitação de intelecto e de senso da realidade. Procure por conhecer o que está sendo feito, o que está sendo construído no país, as obras feitas, inflação, crescimento, igualdade, diferente dos demais. Lamentável alguem que nem sequer conheceu a periferia das cidades elaborar um textao deste

  3. Willian Sabino Alves da Silva

    É dessa forma que o Brasil vai para frente esse bando aí de corrupto estelionatários usando colete aí se fazendo de pessoas certas então aí ó gastando o dinheiro do Brasil enquanto muitas pessoas passando fome eles fazendo moto ciato parceiro ficar nesse aparecendo se achando os bons cambada de ladrão principalmente esse presidente f************ ladrão aí ó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima