Eleições 2022: quem são os candidatos a governador do PR

Confira quem são os nove candidatos e candidatas ao governo do Estado e seus companheiros de chapa

A campanha eleitoral de 2022 começou e já existe a lista oficial de candidatos registrados na Justiça eleitoral. No Paraná, o principal cargo em disputa – o de governador – tem 9 concorrentes, mas é bastante provável que você só tenho ouvido falar em dois: o atual governador Ratinho Junior (PSD) e o ex-governador Roberto Requião (PT). Quer saber quem mais pretende ter o seu voto?

A eleição de 2022 no Paraná tem a particularidade de ter um candidato disputando a reeleição. A legislação brasileira permite que, em cargos do Executivo, o governante possa ter até dois mandatos consecutivos. Depois disso, o mandatário precisa ficar de fora pelos próximos quatro anos para voltar a concorrer.

Este ano, o governador Ratinho Junior, que está concluindo seu quarto ano no cargo, disputa a reeleição. Seu principal adversário – Roberto Requião – já foi eleito governador três vezes. A única diferença é que agora Requião, que fez toda a carreira política no PMDB, perdeu o controle do partido no estado e está no PT.

Adriano Teixeira e Cristiano Kusbick Poll (PCO)

A chapa Adriano Teixeira e Cristiano Poll representa o Partido da Causa Operária, uma legenda de extrema esquerda que tem pouquíssimos filiados no Paraná e nenhum representante eleito no estado. Teixeira é funileiro, tem 35 anos, é solteiro e o ensino superior completo. Ele se declara pardo e do gênero masculino.

Em 2020 ele foi candidato a vereador em Paranavaí, cidade há cerca de cem quilômetros de sua cidade natal, Nova Olímpia. Mas teve a candidatura indeferida por ter apresentado documentação insuficiente. Seu vice, Cristiano Kusbick, é natural de São Borja, Rio Grande do Sul, tem 42 anos, é solteiro e é técnico em eletricidade, eletrônica e telecomunicações.

Angela Alves Machado e Sergio Masanobu Nakatani (PSOL/REDE)

A Federação PSOL-Rede lançou, no Paraná, a chapa Professora Angela e Sergio Masanobu para o governo do Estado. Angela é professora da rede pública de ensino e ganhou notoriedade em 29 de abril de 2015, quando o governo do Paraná, então liderado por Beto Richa (PSDB), reprimiu violentamente um protesto de professores por melhores condições de trabalho. A imagem de Angela machucada durante o protesto resumiu a ação do governo que deixou mais de 200 pessoas feridas.

Apesar da notoriedade, Angela ainda não conseguiu se eleger para nenhum cargo eletivo, em parte por estar no PSOL, que até hoje não emplacou nenhum representante eleito no Paraná. Ela foi candidata a vereadora em Curitiba em 2016 e 2020. Seu vice, Sergio Masanobu, tem 60 anos, é advogado.

Carlos Roberto Massa Junior e Darci Piana (REPUBLICANOS / MDB / SOLIDARIEDADE / PL / PSD / UNIÃO / PMB / PP / AGIR / PROS / PTB)

A chapa do atual governador, Ratinho Junior, reúne o maior número de partidos coligados na disputa e mantém seu vice-governador, Darci Piana. Ratinho é empresário e mais notoriamente filho do apresentador de programas de auditório, Ratinho. Antes de entrar para a política, ele fez parte da administração dos negócios do pai que incluem concessões de rádio, televisão e investimentos no agronegócio. Tanto o pai quanto o filho são aliados de primeira hora do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Darci Piana, que se elegeu vice em 2018, disputa a reeleição junto com Ratinho Junior. Ele é há 17 anos presidente (agora licenciado) do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, cargo para o qual foi reeleito este ano, com mandato até 2026.

Ivan Ramos Bernardo e Phillip De Lima Natal (PSTU)

Ivan Ramos é professor do ensino fundamental, tem 53 anos, é casado e tem o ensino superior completo. Ele encabeça a chapa do PSTU ao governo do Paraná com o nome de urna Professor Ivan e o jornalista Phill Natal, de 36 anos, como vice.

Joni Silva Correia Junior e Gledson Regnier Zawadzki (DC)

Empresário de 45 anos, Joni Silva é o candidato do Democracia Cristã ao governo do Paraná com o nome de urna Joni Correia. Esta é sua terceira eleição. Em 2006 ele disputou uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PPS, sem sucesso. E em 2008 foi candidato a vereador em Curitiba, chegando a suplente do PMDB.

Seu vice, Gledson Regnier Zawadki, é também empresário, tem 50 anos e foi candidato a vice-prefeito de Araucária em 2020 pelo PROS, mas não se elegeu.

Ricardo Crachineski Gomyde e Eliza Ferreira (PDT)

Advogado e político, Ricardo Gomyde começou a carreira política na política estudantil. Foi eleito deputado federal pelo PC do B em 1994, mandato que exerceu até 1999. Em 2000, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba, mas ficou como suplente. Acabou assumindo o mandato quando Natálio Stica (PT) se elegeu deputado estadual em 2002.

Desde então não conseguiu se eleger para nenhum cargo, mas foi presidente da Paraná Esportes no governo de Requião e fez parte da equipe do Ministério dos Esportes no governo Lula sob comando de Orlando Silva.

A candidata a vice na chapa do PDT é a advogada Eliza Ferreira, única candidata que se declara parda na disputa e única vice mulher.

Roberto Requião de Mello e Silva e Jorge Samek (PT)

Na disputa pelo seu quarto mandato como governador, Roberto Requião está em sua primeira eleição fora do PMDB, partido que comandou por décadas no estado. Aos 81 anos, Requião havia entrado numa aposentadoria compulsória após perder a disputa por uma vaga no Senado nas eleições de 2018 (na ocasião se elegeram o empresário Oriovisto Guimarães e o professor Flávio Arns, ambos no Podemos).

Advogado e jornalista, Requião começou a carreira política no movimento estudantil, tendo sido parte do Centro Acadêmico Hugo Simas, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Já se elegeu deputado estadual por um mandato, prefeito de Curitiba, foi duas vezes governador do Estado e duas vezes senador, além de ter sido Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná na gestão do ex-governador Alvaro Dias.

Seu companheiro de chapa começou a vida política no PMDB, partido pelo qual se elegeu vereador em Curitiba quatro vezes. Filiou-se ao PT em 1989 e disputou o governo do Paraná pelo partido em 1994. Foi eleito deputado federal em 2002. Não chegou a assumir o mandato porque foi nomeado diretor-geral da Itaipu Binacional, cargo que ocupou até 2016.

Solange Ferreira Bueno e Osni Minotto (PMN)

A professora Solange Ferreira disputa sua primeira eleição como cabeça de chapa do PMN. Ela tem 55 anos, é solteira e se declara branca. Ela tem como companheiro de chapa o advogado Osni Minotto, que já participou como candidato de outras cinco eleições por cinco partidos diferentes, sem sucesso: concorreu a vereador por Araucária em 2004 pelo PSDB, a vereador por Contenda pelo PSB, Deputado Federal pelo PMN em 2010, vereador por Araucária em 2012 pelo PRP e vereador por Araucária em 2020 pelo PP.

Viviane Motta Dias Neves e Diego Jilson Lemes Valdez (PCB)

Natural de Cuiabá, Mato Grosso, Viviane Motta disputa o governo do Paraná pelo PCB. Ela é professora do Ensino Fundamental, casada e tem 31 anos. Esta é sua primeira participação como candidata em eleições. Seu companheiro de chapa é o servidor público federal Diego Valdez de 35 anos, também estreante em eleições.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Eleições 2022: quem são os candidatos a governador do PR”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima