Partido da Mulher Brasileira tem mais de 70% de homens na disputa para Câmara

Dados são de candidaturas no Paraná. Percentual de homens que disputam vaga na Alep é de 74,42%

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) tem mais candidaturas masculinas que femininas, ao menos no Paraná. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Paraná, 70,97% das candidaturas que concorrem à Câmara Federal pela sigla de são homens. Para a Assembleia Legislativa do Estado o percentual é de 74,42%.

Em seu site oficial, o PMB diz que o objetivo do partido é a busca pelo “reconhecimento, a consolidação e a valorização da mulher, sem a exclusão masculina no cenário de um mundo globalizado que pressupõe a igualdade dos direitos, se empenhando integralmente para garantir a soberania e o desenvolvimento do Brasil de forma pacífica e democrática, tendo como foco um país socialmente justo e igualitário”.

As mulheres representam 53% do eleitorado do país, o que corresponde a 82 milhões de votantes. E, embora as candidaturas femininas tenham batido recordes neste ano, com mais de 33% de registros de candidaturas, ainda há disparidade.

No PMB, por exemplo, das 31 candidaturas a deputado federal pelo Paraná, apenas 9 são de mulheres: Goretti Stravini, Neuzza Antunes, Lia Mara Agapito, Cida Biella, Ariete Buzato, Teresinha Depubel Dantas, Norme Eu Me Importo, Professora Sarai e Solange Lopinha. Ou seja, apenas 29,03% do total.

Já para Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o partido apresenta 43 candidaturas, das quais 25,58% são de mulheres: Fernanda Agibert, Anesia Popik, Miriam Ribeiro, Zeni União, Per Centenário, Bruna Saddi, Sandra Moreira, Israna Souza, Edineia Zacharow, Sandra Oliveira e Silvana Rosa.

Raça

Além da maioria de candidaturas masculinas, o PMB do Paraná também segue a métrica dos outros partidos no que se refere aos números de pessoas negras e indígenas.

Para deputado federal mais de 70% dos concorrentes se autodeclararam brancos (22 candidatos). Pretos autodeclarados somam 9,68% (3 candidatos), pardos 16,13% (5 candidatos) e indígenas 3,23% (1 candidato).

Entre os que concorrem ao cargo de deputado estadual pelo partido o percentual de brancos é ainda maior: 79,07% (34 candidatos). Pretos são 11,63% (11 candidatos) e pardos 9,30% (4 candidatos). Não há nenhum indígena concorrendo à Alep pelo partido.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima