Qual a startup mais promissora de Curitiba? Dê seu voto!

Categoria do "Melhor de Curitiba" premia empresas com boas ideias e futuro promissor

Colaborou: Cecília Sizanoski

Uma das categorias do “Melhor de Curitiba”, o prêmio criado pelo Plural, é a de startup mais promissora da cidade. Claro que a ideia é incentivar a inovação por essas bandas. E apareceram várias indicações muito legais. Veja qual é a sua favorita e dê seu voto!

  • Casa – Consultoria em Arte & Soluções

Um grupo de artistas que acredita que a cultura e a arte devem ser acessíveis a todos se une para criar uma startup com esse objetivo. A Casa – Consultoria em Arte & Soluções oferece serviços e orientações sobre como incluir mais as pessoas com deficiência visual em eventos, produções artístico-culturais e semelhantes. Entre os serviços da Casa está a Dramaturgia Inclusiva, com a proposta de inserir elementos visuais no texto do teatro para que ele possa ser facilmente entendido por pessoas com deficiência visual. Audiodescrição e cursos de inclusão artística para produtores e agentes culturais também fazem parte dos serviços da Casa.

Dê seu voto!

  • Dealersites

O grande objetivo da Dealersites é facilitar a digitalização do mercado automotivo. Para isso, a startup paranaense cria websites e foca na performance, com serviços de SEO e de marketing digital. Assim, além de inserir o cliente adequadamente nas plataformas digitais, a empresa também entrega técnicas para aumentar as vendas. São mais de 1200 clientes do ramo automotivo em todos os estados do país. A Dealersites também oferece a criação de sistemas de assinatura de veículos, serviço de gestão do site e ferramentas para otimização da experiência do cliente.

Dê seu voto!

  • Olha o Peixe 

Um serviço de assinatura que leva mensalmente peixe fresco de pesca artesanal até sua casa. Esse é o principal serviço da Olha o Peixe, startup paranaense que busca fortalecer a pesca realizada com mão de obra familiar no estado. A empresa também oferece livros de receita e serviços para compras pontuais de pescado. 

A Olha o Peixe criou o Módulo de Beneficiamento de Pescado, para que os pescadores possam manipular, processar e armazenar o alimento em um ambiente adequado. Outro projeto que também faz parte da Startup, é o Mistura, que busca aproveitar os resíduos de pescado para novas receitas. Todos os projetos e ações da empresa têm objetivos em comum: valorizar a pesca e os pescadores artesanais e preservar o meio ambiente.

Dê seu voto!

  • Repenso

As micro e pequenas empresas correspondem a cerca de 99% dos negócios ativos no Brasil, de acordo com o Sebrae. Por isso, a Movimento Repenso considera fundamental que esses empreendedores avaliem seu impacto ambiental. A solução oferecida pela startup é uma plataforma que mapeia as emissões de carbono de micro e pequenas empresas. Nela, também estão disponíveis versões descomplicadas das ferramentas que grandes empresas usam para calcular o impacto no clima. Assim, a empresa consegue se tornar mais sustentável e, de quebra, aproveita as oportunidades da cultura “ESG” no mercado. Mais de 30 empresas já aderiram à plataforma e grandes empresas passaram a financiar a assinatura para as menores. Este é o caso da Copel, que inseriu 11 pequenos negócios no Repenso.

Dê seu voto!

  • Única Entrega

Um sistema de entregas realizado 100% por mulheres está operando na Grande Curitiba. Elas fazem o transporte de todo tipo de produto e tem como especialidade a entrega de itens delicados, que precisam de cuidado, como bolos, cerâmicas ou cestas de café da manhã. 

A Única Entrega surgiu durante a pandemia, quando a fundadora perdeu o emprego e começou a fazer entregas. A notícia de uma mulher entregadora na vizinhança logo se espalhou e ela passou a ser muito requisitada. Assim, notou a possibilidade de empreender. Só no primeiro ano, a empresa fez mais de 7,5 mil entregas e hoje oferece serviços de transporte da loja para o cliente, envios de uma pessoa a outra e ajuda na devolução de produtos às lojas.

Dê seu voto!

  • Ybyram

Com nome de origem Guarani que significa “terra do futuro”, a atuação da empresa Ybyram faz jus à palavra.  Ela tem o objetivo de democratizar o acesso a práticas sustentáveis através de consultorias, cursos, monitoramento de editais e, principalmente, fazendo o Relatório de Impacto para a empresa cliente. Criada por duas mulheres, a Ybyram começou um pouco diferente, usando games para ensinar sobre Desenvolvimento Sustentável nas escolas. A partir de 2023 as criadoras redirecionaram as ações e passaram a usar a mesma técnica com empresas. Agora, a startup busca acelerar o sucesso de pequenas e médias empresas com soluções sustentáveis ágeis que focam no crescimento com consciência.

Dê seu voto!

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima