Por sorte, a comédia romântica “Você nem imagina” frustra expectativas | Plural
escola-publica-de-qualidade
29 jun 2020 - 16h56

Por sorte, a comédia romântica “Você nem imagina” frustra expectativas

Original da Netflix, filme de Alice Wu revoluciona alguns clichês do gênero com inteligência e bons personagens

A comédia romântica “Você nem imagina”, um original da Netflix, fala sobre um garoto simples e até meio tosco, de uma família de açougueiros, que sonha grande. Ele quer conquistar o coração da menina mais linda da escola. Sua melhor ideia é escrever uma carta para ela, das antigas, com papel e caneta, em vez de só mandar um zap.

O problema é Paul Munsky, o garoto, não sabe escrever bonito. Ele parece às vezes tapado demais para saber escrever qualquer coisa. Então decide pedir a ajuda de Ellie Chu, a melhor aluna da turma. A menina chinesa migrou para os Estados Unidos com os pais quando ainda era bebê e é um exemplo da dedicação associada aos orientais: ela não tem mais a mãe, trabalha para ajudar o pai desempregado que não fala inglês direito e ainda se destaca nos estudos.

Até aqui, a história sugere uma daquelas comédias românticas adolescentes e mais ou menos previsíveis, carregada de clichês. A guria inteligente, que sofre bullying na escola por ser chinesa, ajuda o piá coitado de bom coração a ficar com a menina linda que namora o cara mais atlético e popular. No fim, você imagina, o piá vai perceber que a menina linda é vazia e que sua paixão verdadeira é a chinesa dedicada. Tudo muito “Namorada de aluguel” (1987).

Ainda bem que a roteirista e diretora Alice Wu frustra essas expectativas e faz a chinesa se apaixonar também pela menina linda. Assim, Ellie Chu aceita escrever cartas de amor em nome de Paul Munsky porque, em segredo, também se sente atraída por Aster Flores.

Mas “Você nem imagina” não é bom só porque dá espaço para uma garota gay. Ele é genial porque revoluciona alguns clichês da comédia romântica adolescente com uma história inteligente e personagens bons.

Acontece que o garoto tosco filho de açougueiros é muito mais autêntico do que os colegas da sua idade, a menina linda é mais legal do que sugerem suas amizades e a chinesa inteligente é mais descolada e carinhosa do que deixa transparecer.

O filme ainda é uma comédia romântica adolescente, mas do tipo que não subestima nem o público, nem os jovens envolvidos na trama. Além de ser um jeito bem agradável de passar um par de horas.

Serviço

 “Você nem imagina” está em cartaz na Netflix.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.
5 4 votos
Article Rating
Subscribe
Notificação
guest
0 Comentários
Comentário no texto
Ver todos

Últimas Notícias

0
Adoramos ouvir você, deixe seus comentáriosx
()
x