Olhar de Cinema: como escolher os filmes para ver no festival?

Plural faz um passo a passo com bom humor para ajudar quem ainda não se achou na programação de um dos festivais de cinema mais legais do Brasil

O Plural montou uma receita, totalmente despretensiosa, para quem quer aproveitar o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que começa nesta quarta-feira (14) e vai até o dia 22 de junho, com 87 filmes na programação. É muita coisa e, vamos ser sinceros, quem é cinéfilo mesmo tem pronta a lista dos imperdíveis, além de que já deve estar com os ingressos na mão. 

Filme curitibano “Casa Izabel” abre programação do Olhar de Cinema

Porém, não há motivo para desespero. Algumas sessões estão esgotadas, mas ainda dá tempo de se programar. Confira os passos propostos, siga (ou discorde) sem medo. A ideia aqui não é criar regras e sim mostrar que sempre dá para encontrar coisas bacanas na programação de um evento cultural importante como esse. E, é claro, incentivar você a sair de casa para se aventurar numa sessão de cinema. 

1- Dê uma chance ao cinema paranaense

Nem adianta dar ouvidos aos berros sobre os festivais nunca valorizarem a arte local. A mostra Mirada Paranaense do Olhar de Cinema é inteirinha dedicada a produções audiovisuais que enfrentam os perrengues de nascer por aqui (lembre-se de que fazer cinema no Brasil não é nada fácil). É uma ótima chance para ver na tela algo mais próximo de sua visão de mundo, com os traços da cultura do Paraná. 

Eu vou assistir ao único longa-metragem paranaense que esteve na Mostra de Cinema de Tiradentes: – “Solange” (Dir. Nathália Tereza, Tomás Osten | Brasil | 2023 | 63 min). O filme será exibido em três sessões, duas no sábado (dia 17), às 16h; e uma na terça-feira, (dia 20), às 16h30; sempre no Cine Passeio. 

2- Facilite o match

Tem coisa que não adianta forçar. Certas vezes não compensa sair da zona de conforto para insistir em gêneros que não são a sua praia, nem naquela produção que deve fazer você torcer o nariz. Em um festival deste porte, sobram opções entre os diversos gêneros, diferentes lugares, novos talentos e nomes consagrados. Então leia as sinopses dos filmes, confira a personalidade de cada mostra e assista ao que tem mais chance de dar match. Aproveite, pois a ideia não é sofrer, o legal é ter bons momentos no cinema.  

Por exemplo, eu também adoro teatro e vasculhando a programação encontrei um curta-metragem, na mostra Competitiva Internacional, que faz uma releitura da personagem shakespeariana Lady Macbeth. O título é “A Dama” (The Lady | Dir. Fardin Ansari | Irã | 2023 | 14 min), e as exibições são no sábado (dia 17), às 18h; e na segunda-feira, (dia 19), às 16h15; no Cine Passeio. 

Confira o trailer, aqui.

3- Observe, nada é por acaso

Quem conferiu a programação desta edição do Olhar de Cinema, ou mesmo das anteriores, notou que a curadoria escolhe filmes especiais para as exibições de abertura e de encerramento. É óbvio que isso não acontece ao acaso (deve dar até briga entre os favoritos de cada um na equipe). Bom, o que você precisa saber é que essas são apostas com tudo para dar certo. 

Entre as duas opções, eu escolhi assistir ao filme curitibano que será exibido na abertura: “Casa Izabel” (Dir Gil Baroni | Brasil | 2022 | 84 min). As sessões são na quarta-feira (dia 14) às 19h, na Ópera de Arame (abertura do festival); e na quinta-feira (dia 15), às 14h15, no Cine Passeio (com audiodescrição e Libras).

Confira o trailer, aqui.

4- Corra riscos

Sim, a gente falou sobre não sair da zona de conforto. Contudo, tem quem goste de se jogar para descobrir coisas novas, e o Olhar de Cinema é um evento perfeito para isso. Dá para se arriscar em todas as mostras, principalmente na Novos Olhares, que exibe filmes com propostas estéticas inovadoras. Mesmo quando a escolha é ruim, rende assunto para um papo com os amigos depois (gente, até tentei assistir tal filme, mas…). 

Na mostra Novos Olhares, escolhi colocar minhas fichas no filme brasileiro “O Mel é Mais Doce que o Sangue” (Dir. André Guerreiro Lopes | 2023 | 70 min), inspirado nos poemas do espanhol Federico García Lorca, estrelado por Helena Ignez. As exibições são no domingo (dia 18) às 14h15; e na segunda-feira (dia 19), às 20h30, sempre no Cineplex Batel.

Confira o trailer, aqui.

5- Siga os mestres

Eu sei. Os críticos, muitas vezes, parecem ter um gosto um tanto quanto excêntrico e falar uma língua só deles. Porém, quando vários integrantes desse “clã” acabam dizendo a mesma coisa (no caso, elogios), é sinal de que algo realmente bom existe ali. Em festivais, sempre vale conferir se tem um filme que ocupa o lugar de eleito entre os eleitos. 

Nesta edição do Olhar de Cinema, por exemplo, está em cartaz o filme considerado “o melhor da história” pelos que montam a lista da revista britânica “Sight & Sound”. Para você ter uma ideia, a seleção só é publicada de dez em dez anos. O título é “Jeanne Dielman” (Dir. Chantal Akerman | Bélgica | 1975 |201 min), e as sessões são na quinta-feira (dia 15) às 19h15, no Cineplex Batel; e domingo (dia 18), às 18h30, no Cine Passeio. 

Confira o trailer, aqui.

6- Curta em família

Dá para curtir o festival com os amigos, com o “contatinho” ou até sozinho. Agora, também dá para a ida ao cinema ser um belo programa em família, tirando a criançada de casa e ainda guardando o dinheiro do ingresso para o sorvete no final da aventura (a programação infantil reunida na mostra Pequenos Olhares é toda gratuita). 

Eu vou levar meu filho e os amiguinhos para assistirem ao longa-metragem “Fabulosos João e Maria” (Dir. Arnaldo Galvão | Brasil |101 min). As sessões são no sábado e domingo (dias 17 e 18), às 10h30, no Cine Passeio.

Acesse o trailer e leia sobre os outros filmes infantis da programação, aqui

12º Olhar de Cinema

O Festival Internacional de Curitiba acontece de 14 a 22 de junho de 2023. Serão exibidos 87 filmes, entre longas e curtas-metragens, nas salas do Cine Passeio e do Cineplex Novo Batel, além de filmes da mostra Pequenos olhares no Teatro da Vila (no CIC). Ainda serão exibidos, on-line e gratuitamente, diversos curtas brasileiros selecionados para o festival por meio de uma parceria com o Itaú Cultural Play, entre 20 de junho a 4 de julho. Outras informações sobre cada filme e a programação completa você encontra no site do evento.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima