Filme curitibano “Casa Izabel” abre programação do Olhar de Cinema

Abertura do Festival Internacional de Curitiba, na Ópera de Arame, exibe longa-metragem vencedor do Cine PE, dirigido por Gil Baroni com roteiro de Luiz Bertazzo

A produção da 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba divulgou a programação completa do evento nesta quarta-feira (10) em entrevista coletiva de imprensa com a presença do diretor geral do evento, Antônio Junior, e dos curadores Gabriel Borges, Giulia Roberta e Camila Macedo. Entre os 1.972 inscritos, com destaque para 190 longas-metragens nacionais, foram selecionados para exibição 87 filmes. As sessões serão no Cine Passeio e Cineplex Novo Batel, além de curtas da mostra infantil Pequenos olhares no Teatro da Vila (no CIC). 

Abertura com longa-metragem curitibano

Entre as novidades, segundo Antônio Junior, a sessão de abertura será especial por dois fatos inéditos: o festival entra em cartaz com uma produção local, em sessão para mais de mil pessoas na Ópera de Arame. 

O filme escolhido para dar a largada na programação do Olhar de Cinema é o curitibano “Casa Izabel” (2022), com direção de Gil Baroni e roteiro de Luiz Bertazzo – a mesma dupla que esteve atrás das câmeras do bem-sucedido “Alice Júnior” (2019). O enredo fala de um refúgio fictício no Brasil dos anos 1970, onde homens da alta sociedade se encontram para encarnar mulheres em fantasias exuberantes, a trama de suspense também remete à ditadura, mas sob um olhar queer

O longa-metragem voltou do Cine PE – Festival Audiovisual, em Recife (PE), com os prêmios de melhor filme, trilha sonora e direção de arte, além de duas conquistas inusitadas. O elenco masculino (Andrei Moscheto, Fábio Silvestre, Jeferson Ulbrich, Jorge Neto, Luís Melo, Luiz Carlos Pazello, Otavio Linhares, Sidy Correa, e Zeca Cenovicz) ganhou coletivamente as categorias de melhor ator e de melhor ator coadjuvante. Pazello morreu recentemente e a escolha do filme que foi sua última atuação no cinema como abertura do Olhar de Cinema parece também uma singela homenagem ao ator. 

Mudanças nas mostras

O formato deste ano traz novas mostras, a antiga categoria competitiva foi dividida em duas e agora está separada entre brasileira e internacional. As mostras Outros Olhares e Olhares Brasil não existem mais, cederam espaço para a Exibições Especiais que foi ampliada e traz filmes brasileiros não inéditos, além de internacionais de relevância. Continuam na programação do Olhar de Cinema as categorias Novos Olhares (com obras apresentando propostas estéticas inovadoras), Pequenos Olhares (com filmes infantis), Mirada Paranaense (para a produção local), Foco (documentários exibidos em parceria com o Rencontres internationales du documentaire de Montréa – RIDM), Olhares Clássicos (com filmes consagrados), e Olhar Retrospectivo (dedicada à David Cronenberg nesta edição).

Premiações do Olhar de Cinema

Outra novidade é a premiação que também foi ampliada. Entre os longas-metragens da mostra Competitiva Brasileira, as categorias premiadas serão filme, direção, roteiro, atuação, direção de arte, fotografia, som e montagem; entre os curtas-metragens será escolhido o melhor filme e uma obra para receber o Prêmio Especial do Júri. A categoria Competitiva Internacional vai premiar o melhor longa e o melhor curta, além de selecionar um filme para receber o Prêmio Especial do Júri. Entre todos os participantes das mostras competitivas brasileira e internacional, também serão premiados o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem, e na Novos Olhares será escolhido o melhor filme. 

O que esperar

A curadoria do Olhar de Cinema busca primeiramente obras que não entram no circuito comercial de exibições. Neste ano, a equipe valorizou a produção das mulheres, obras que falam sobre questões ligadas aos corpos, que dialogam com o mundo da Internet, três temas identificados como recorrentes no momento atual do cinema ao redor do mundo. Ainda foram contempladas produções de povos originários, filmes que revisitam a história com o olhar de hoje, e outros que de alguma maneira falam de memórias de seus idealizadores. 

Vale lembrar que a escolha de David Cronenberg como tema da mostra Olhar Retrospectivo, apesar de privilegiar os primeiros 25 anos da trajetória do cineasta, parece uma piscadinha entre o universo dos cinéfilos e do grande público devido ao barulho causado por “Crimes do Futuro” (2022). 

Filmes em exibição no Olhar de Cinema:

Filme de Abertura

– “Casa Izabel” ( Dir Gil Baroni | Brasil | 2022 | 84 min)

Mostra Competitiva Brasileira 

(longas-metragens)

– “Neirud” (Dir. Fernanda Faya | Brasil | 2023 | 71 min) 

– “O Estranho” (Dir. Flora Dias, Juruna Mallon | Brasil | 2023 | 105 min) 

– “O Policial e a Pastora” (Dir. Alice Riff | Brasil | 2023 | 65 min)

– “Quando eu me Encontrar” (Dir. Amanda Pontes e Micheline Helena | Brasil | 2023 | 78 min)

– “Toda Noite Estarei Lá” (Dir. Suellen Vasconcelos e Tati Franklin | Brasil | 2023 | 72 min)

– “Zé” (Dir. Rafael Conde | Brasil | 2023 | 124 min)

(curtas-metragens)

– “Apocalypses Repentino” (Pedro Henrique | Brasil | 2023 | 17 min)

– “As Inesquecíveis” (Dir Rafaelly LaConga Rosa | Brasil | 2023 | 8 min) 

– “Cemitério Verde” (Dir. Maurício Chades | Brasil | 2023 | 25 min) 

– “Kanau’Kyba” (Dir. Gustavo Cacoco | Brasil | 2023 | 11 min) 

– “O Mar Também é Seu” (Dir. Michelle Coelho | Suíça, Cuba e Brasil | 2022 | 21 min)

– “Ramal” (Dir. Higor Guimarães | Brasil | 2023 | 16 min)

–  “Thüe Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando” (Dir. Ainda Harika, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana | Brasil | 2023 | 10 min)

– “Virtual Genesis” (Dir. Arthur B. Senra | Brasil | 2023 | 8 min)

Mostra Competitiva Internacional

(longas-metragens)

– “A Migração Silenciosa” ( Stille Liv | Dir. Malene Choi | Dinamarca | 2023 | 103 min)

– “ANHELL 69” (Dir. Theo Montoya | Colombia, Romênia, França, Alemanha | 2022 | 74 min)

– “Disco Boy” (Dir. Giacomo Abbruzzese | França | 2023 | 93 min)

– “Lembranças de Todas as Noites” ( Subete no Yoru wo Omoidasu | Dir. Yui Kiyohara | Japão | 2022 | 116 min)

– “Lugar Seguro” ( Sigurno Mjestro | Dir. Juraj Lerotíc | Croácia | 2022 | 102 min)

– “No Cemitério do Cinema” (Au Cimetière de la Pellicule | Dir. Thierno Souleymane Diallo | França, Senegal, Guiné, Arábia Saudita | 2023 | 93 min)

(curtas-metragens)

– “A Mecânica dos Fluídos” ( La Mécanique des Fluides | Dir. Gala Hernandez López | França, Espanha | 2022 | 38 min)

– “A Moça” (The Lady | Dir. Fardin Ansari | Irã | 2023 | 15 min)

– “Fuga de Visão” (Dir. Zuqiang Peng – China | 2022 | 12 min)

– “Humano Não-Humano” (Human Not Human | Dir. Natan Castay | Bélgica |  2023 | 40 min)

– “Maria Schneider, 1983” (Dir. Elisabeth Subrin | Estados Unidos | 2022 | 25 min)

– “Paralelo 45º” (45th Parallel | Dir Lawrence Abu Hamdam | Reino Unido | 2022 | 15 min)

– “Pele de Mãe” (Mother’s Skin | Dir. Leah Johnston | Canada | 2022 | 20 min)

– “Um Caroço de Abacate” (Dir. Ary Zara | Portugal | 2022 | 20 min)

– “Uma Espetácie de Testamento” (Um Genre de Testament | Dir. Vuillermin Stephen | França | 2023 | 16 min) 

Novos Olhares 

– “A Portas Fechadas” (Dir. João Pedro Bim | Brasil | 2023 | 64 min)

– “A Vida e as Estranhas e Surpreendentes Aventuras de Robinson Crusoé, que Viveu 28 Anos Sozinho em uma Ilha e Disse que Era Dele” (Het Leven en de Vreemde Verrassende Avonturen van Robinson Crusoe Die Acht en Twintig Jaar Helemaal Alleen op een Bewoond Eiland Leefde en Zei Dat Het Van Hem Was | Dir. Benjamin Deboosere | Bélgica | 2023 | 75 min)

– “Desvío de Noche” (Dir. Paul Chotel, Ariane Falardeau St. Amour | Canadá | 2022 | 96 min)

– “Mudos Testemunhos” ( Mudos Testigos | Dir. Jerónimo Atehortúa, Luís Ospina | Colombia, França | 2022 | 78 min)

– “Notas do Eremoceno” (Poznámky Z Eremoceno | Dir. Viera Cákanyová | Eslováquia, República Checa | 2023 | 78 min)

– “O Mel é Mais Doce que o Sangue” (Dir. André Guerreiro Lopes | Brasil | 2023 | 70 min)

Exibições Especiais

– “A Invensão do Outro” (Dir. Bruno Jorge | Brasil | 2023 | 144 min)

– “Anotações Para um Filme” ( Notas Para Uma Película | Dir. Ignácio Agüero | Chile | 2022 | 102 min)

-“Caixa Preta” (Dir. Bernardo Oliveira, Saskia | Brasil | 2022 | 51 min)

– “Diálogos com Ruth de Souza” (Dir. Juliana Vicente | Brasil | 2022 | 107 min)

– “Lá nas Matas Tem” (Dir. Pedro Aspahan, César Guimarães | Brasil | 2022 | 55 min)

– “O Acidente” (Dir. Bruno Carboni | Brasil | 2022 | 95 min)

– “O Muro dos Mortos” (Le Mur Des Morts |Dir. Eugène Green | França | 2022 | 51 min)

Mirada Paranaense 

(longas-metragens) 

– “Fale Comigo Verão: O Diário de um Cineasta Amador” (Dir. Evandro Scorsin |Brasil |2023 | 80 min)

– “Solange” (Dir. Nathália Tereza, Tomás Osten | Brasil | 2023 | 63 min)

(curtas-metragens) 

– “A Trilha Sonora de um Bairro” (Dir. Carlos Alberto Moura, Danilo Custódio | Brasil | 2023 | 13 min)

– “Blackout” (Dir. Rodrigo Grota | Brasil | 2022 | 15 min)

– “Menininha” (Dir. Débora Zanatta | Brasil |2023 | 11 min)

– “Midríase” (Dir. Eduardo Monteiro | Brasil | 2022 | 7 min)

– “Pés que Sangram” (Dir. Roberta Takamatsu | Brasil | 2022 | 14 min)

– “Pixo na Cidade Modelo” (Dir. Willian Germano | Brasil | 2023 | 18 min)

-“Sereia” (Dir. Estevan de la Fuente | Brasil | 2023 | 15 min)

– “Só Por Hoje” (Dir. Stillo Eustachio, Dionwiul, Jessica Candal | Brasil | 2023 | 24 min)

Olhares Clássicos

-“A Paixão da Lembrança” (The Passion of Rememberence | Dir. Maureen Blackwood, Isaac Julien | Reino Unido | 1986 | 82 min ) 

– “A Rainha Diaba” ( Dir. Antonio Carlos da Fontoura | Brasil | 1974 |110 min) 

– “Cría Cuervos” (Dir. Carlos Saura | Espanha | 1976 | 110 min) 

– “En Rachâchant” ( Dir. Jean – Marie Straub e Danièle Huillet | França | 1982 |7 min)

– “Jeanne Dielman” (Dir. Chantal Akerman | Bélgica | 1975 |201 min) 

– “No Calor da Noite” (Dir. Norman Jewison | Estados Unidos | 1967 | 110 min) 

– “Salomé” (Dir. Charles Bryant e Alla Nazimova | Estados Unidos | 1923 | 72 min) 

Pequenos Olhares 

– “A Menina e o Mar” (Dir. Gabriel Mellin | Brasil |19 min) 

– “A Pedra Mágica” ( Dir. Paula Herreras Vivas | Argentina |9min) 

– “Coelhitos e Gambazitas” (Dir. Thomas Larson | Brasil |10 min) 

– “De Miau a Pior” (Dir. Rodrigo Toporov |Brasil | 5min) 

– “Diafragma” (Dir. Robson Cavalcante | Brasil | 10 min) 

– “Jussara” ( Dir. Camila Ribeiro | Brasil | 9 min) 

– “Shackle ( Dir. Ainslie Henderson | Escócia |10 min) 

– “Teo, o Menino Azul” (Dir. Hygor Amorim | Brasil |10 min) 

– “Fabulosos João e Maria” (Dir. Arnaldo Galvão | Brasil |101 min) 

Mostra Foco 

– “Bestiário” (Bestiaire |Dir. Denis Côté|Canadá | 2012|72 min)

– “Kassinu” (Dir. Uapukun Mestokosho McKenzie|Canadá|2019|12 min)

– “Katatjatuuk Kangirsumi (Cantos Guturais em Kangirsuk) (Dir.Eva Kaukai, Manon Chamberland|Canadá|2019|3 min)

– “L.A Tea Time” (Dir. Sophie Bédard Macotte|Canadá|2019|82 min)

– “Manitushiss (Vírus)” (Dir. Réal Junior Leblanc|Canadá|2022|5 min)

– Milikᵘ tshishutshelimunuau (Conceda-me Sua Confiança) (Dir. Isabelle Kanapé|Canadá|2022|12 min)

– “Novembro” ( Novembre|Dir. Iphigénie Marcoux-Fortier, Karine van Ameringen| Canadá|2023|95 min)

– “O Innu do Futuro” (L’Innu du Futur|Dir. Stéphane Nepton|Canadá|2021|6 min)

– “Perdi Minha Mãe” (J’ai Placé Ma Mère|Dir. Denys Desjardins |Canadá |2022 |75 min)

– “Xalko” (Dir. Hind Benchekroun, Sami Mermer|Canadá|2018|90min)

Olhar Retrospectivo – David Cronenberg

– “Ralo Acima” (1975 | 14 min) 

-“Calafrios” (1975 | 87 min | 16 anos) 

– “Videodrome: A Síndrome do Vídeo” (1983 | 87 min | 16 anos) 

– “A Mosca” (1986 | 96 min | 14 anos) 

– “Gêmeos: Mórbida Semelhança” (1988 | 116 min | 16 anos) 

-“Crash: Estranhos Prazeres” (1986 | 100 min | 16 anos) 

-“eXistenZ” (1999 | 97 min | 16 anos) 

Filme de Encerramento

– “Agressor” (Perpetrator | Dir Jennifer Reeder | Estados Unidos | 2023 | 100 min) 

12º Olhar de Cinema

O Festival Internacional de Curitiba acontece de 14 a 22 de junho de 2023. Outras informações na conta do evento no Instagram.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima