“Luz no fim da quarentena” dá conta de informações complexas com leveza

Podcast da revista “Piauí” coloca um jornalista e um biólogo para conversar sobre temas relacionados à pandemia

Além de encontrar respostas, a ciência trabalha também para fazer perguntas melhores. Nesse espírito, o podcast “Luz no fim da quarentena” é científico, mas é também um bom bate-papo entre dois sujeitos inteligentes: o biólogo Fernando Reinach, colunista do jornal “O Estado de S.Paulo”, e o jornalista José Roberto de Toledo, editor do site da revista “Piauí”.

O ponto de partida para o podcast foi abordar temas relacionados ao período em que estamos vivendo, de pandemia, isolamento, quarentena etc. Os dois nem sempre chegam a conclusões, mas com certeza conseguem fazer perguntas muito boas e destrinchar por exemplo o uso de máscaras, o jargão epidemiológico (“imunidade de rebanho”, “número básico de reprodução do vírus”), o trabalho dos cientistas e as soluções possíveis para a pandemia.

O trunfo de Reinach e Toledo é que os dois leem uma quantidade respeitável de artigos científicos e têm talento para traduzir as informações de modo que um leigo consiga compreender melhor questões importantes em torno do coronavírus.

Certos temas abordados pelo podcast são os mesmos que aparecem nas colunas de Reinach para o “Estadão” ou em reportagens da “Piauí”. A vantagem dos episódios em áudio é dar conta de informações complexas com uma leveza que só um bate-papo permitiria.

Serviço

O “Luz no fim da quarentena” é produzido pela Rádio Novelo e tem, até o momento, 15 episódios. Os mais curtos somam 8 minutos de duração e os mais longos, 16. Se você ouve podcasts em tocadores como o Spotify, esses episódios estão dentro do canal “Foro de Teresina”, o podcast de política da “Piauí”.

Se você não tem experiência com podcasts, mas ficou curioso para ouvir o “Luz no fim da quarentena”, pode fazer isso direto no site da revista “Piauí”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima