Livro discute temas analisados pelo filósofo alemão Hans Jonas

“Moeda sem efígie”, livro de Jelson Oliveira, aborda pensamento de Hans Jonas e será lançado no dia 6 de setembro, às 19h, no Café Babette

Nesta quarta-feira (6), o doutor em filosofia Jelson Oliveira lança “Moeda sem efígie: a crítica de Hans Jonas à ilusão do Progresso” no Café Babette, em Curitiba. O livro faz uma análise detalhada das intuições propostas pelo filósofo alemão Hans Jonas (1903–1993).

Oliveira parte das intuições de Hans Jonas e vai além delas, discutindo temas tão atuais quanto complexos, como os limites do crescimento, a justiça climática, o racismo ambiental, o catastrofismo, a euforia do desenvolvimento, o pós-desenvolvimentismo, o ideal utópico da tecnologia, o melhorismo, o transumanismo e o consumismo perdulário.

Para o filósofo alemão Hans Jonas, o progresso é uma moeda sem valor que, embora gasta e sem efígie, continua sendo usada como objeto de crença, merecendo por isso mesmo, uma análise filosófica capaz de desvendar o seu sentido e criticar as suas ilusões.

Hans Jonas

Em vez da “ilusão do progresso”, Jelson Oliveira demonstra em seu livro como Hans Jonas defende um “progresso com precaução”, que passa pela sobriedade, pela modéstia e pela imposição de freios voluntários precisamente lá onde a ação humana coloca em risco a existência presente e futura da vida sobre o planeta. 

O livro se apresenta como um documento atual e urgente que analisa – tendo como pressuposto o cenário brasileiro atual – a separação frente à qual nos encontramos como civilização.Em seus dez capítulos, o livro ajuda a compreender as urgências do tempo que é nosso e, nessa medida, nos inspira a enfrentar os desafios éticos do presente e do futuro.

Produzida como trabalho final da pesquisa de pós-doutoramento realizada na Université Catholique de Louvain, Louvain-la-Neuve, na Bélgica, em 2022, a obra recupera a vocação da própria filosofia: libertar a história da fetichização da tecnociência que se traveste com o valor inquestionável do progresso a todo custo – mesmo que muitos fiquem à sua margem, excluídos, mortos ou extintos. Nesses termos, o livro interessa a todos/as que se preocupam em evitar esse perverso fim.

Livro 

“Moeda sem Efígie – a crítica de Hans Jonas à ilusão do progresso”, de Jelson Oliveira. Kotter Editorial, 184 páginas, R$69,70. Filosofia.

O lançamento com um bate-papo com o autor será na quarta-feira (6), às 19h, no Café Babette (Alameda Prudente de Moraes, 1.101 – Centro).

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Livro discute temas analisados pelo filósofo alemão Hans Jonas”

  1. salvio luiz nienkotter

    Confesso que só conheci Hans Jonas pelas mãos do Jelson, mas poucas vezes fiquei tão impressionado com algo que desconhecia. Moeda sem Efígie tem leitura acessível sem malbaratar nenhum tema, ao contrário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima