Em novo filme de “Downton Abbey”, até mesmo o passado evolui

Segundo filme baseado na série de sucesso é exatamente o que o mundo precisa nesse rescaldo de pandemia

O novo Downton Abbey, com o subtítulo de “Uma nova era”, é exatamente o que você estava precisando num mundo de más notícias. Por pelo menos duas horas, tudo isso que está aí (no mundo) é substituído pelo sotaque melódico dos ingleses. Pelas paisagens magníficas do litoral francês. E pelo toque exato de drama para manter você envolvida.

No primeiro filme, a propriedade Downton Abbey recebeu o rei George e a rainha Mary para uma visita. Agora, “Downton Abbey II – Uma nova era” explora o passado da condessa Violet (Maggie Smith). Violet revela que recebeu uma vila no sul da França de herança do marquês de Montmiral.

Além disso, a família Crawley recebe uma proposta inusitada: alugar Downton como cenário de um filme. Mesmo chocada com a proposta, a família aceita porque precisa do dinheiro para fazer a manutenção do imóvel.

Cora e Edith: personagens encontram seus grand finales.

A graça

Como todo bom entretenimento, a trama não se aprofunda demais a ponto de passar da diversão e do humor para mergulhar numa crítica social profunda. Mas essa é justamente a graça desse segundo filme. A condessa Violet, à beira da morte, continua sendo a personagem com as melhores frases. Ela tem um comportamento que vai da defesa intransigência da tradição à submissão total diante da mudança dos tempos. Por exemplo: Violet, ao contrário do mordomo Carson (Jim Carter), aceita que Downton vire cenário de cinema.

Grand finales

Curiosamente, “Uma nova era” parece encerrar a história de todos os personagens. Mas dado que a História não anda para trás, a versão da Inglaterra do fim da década de 1920 que vemos na tela permite que temas delicados encontrem desfechos mais palatáveis para a audiência do século 21.

É o caso do mordomo Thomas Barrow, cuja homossexualidade tinha sido retratada ocasionalmente na série, mas que no filme novo encontra um desfecho possível. Outro tema que caminha para uma resolução “mais moderna” é a atuação de Edith como jornalista, aceita com uma naturalidade que não existia na série.

Cena memorável

Por fim, temos nesse filme uma das cenas mais memoráveis de toda a saga: a dos empregados vestidos de nobres atuando como extras numa cena do filme enquanto a família do lorde Grantham assiste a tudo, atrás das câmeras. Em vez de ofendidos, os Crawleys observam tudo com leveza, que é emoldurada por uma insólita discussão de casal das estrelas do filme enquanto a voz da protagonista é dublada por Lady Mary.

Se for a última aventura em Downton Abbey, “Uma nova era” fez um bom trabalho em deixar o público se despedir com alegria de seus estimados personagens. Assim como um banho de sol, uma tarde na praia e uma xícara de café com bolo de fubá, um bom filme é um tônico importante para manter a sanidade.

Se for um bom filme com direito a reescrever a história sob um olhar mais progressista, melhor ainda.

Onde assistir

“Downton Abbey II – Uma nova era” está em cartaz em várias salas de cinema.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima